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Fórmula 1

Hamilton pode sofrer pelo menos duas punições até o fim do ano. Entenda

Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

22/08/2016 06h00

As quatro vitórias nas últimas quatro etapas fizeram com que Lewis Hamilton assumisse a liderança da temporada da Fórmula 1. Contudo, o inglês sabe que vai largar pelo menos uma vez em último em uma das nove etapas que faltam para o final da temporada. E ainda tenta evitar um outro tipo de punição.

Hamilton certamente largará em último em um GP. Isso porque já está usando a quinta e última unidade de duas das seis partes que compõem a unidade de potência. Para tentar garantir que o piloto só seja punido uma vez por usar mais motores do que o regulamento permite, a Mercedes planeja trocar por duas vezes a unidade de potência completa em uma das próximas etapas.

A mudança dupla ocorreria para usar uma brecha do regulamento, que não gera o acúmulo de penas. Assim, o que geraria a perda de 40 posições no grid - 20 por cada unidade de potência nova - na prática significa que o inglês largará em último.

A opção de trocar o motor todo, e não apenas as partes em que o inglês está ‘pendurado’, também visa aproveitar a punição para dar-lhe peças novas para completar o campeonato, uma vez que todas as partes do motor vão perdendo rendimento ao longo de sua vida útil.

“Estamos em uma situação na qual precisamos de um novo motor e vamos fazer o melhor para Lewis para que ele possa continuar sua briga no campeonato da forma mais competitiva possível”, explicou o chefe Toto Wolff.

A mudança pode acontecer já na próxima etapa, em Spa, ou na seguinte, em Monza, duas etapas em que o motor fala alto e nas quais Hamilton poderia se recuperar durante a corrida. A decisão vai depender da prova em que a Mercedes vai atualizar seu motor, para que o inglês receba todas as novidades.

Mas a punição pela troca da unidade de potência pode não ser a única que Hamilton terá de encarar. O inglês soma duas reprimendas ao longo do ano e, no caso de uma terceira, perderá 10 posições no grid de largada.

As reprimendas recebidas até agora foram por retornar à pista de forma insegura na classificação do GP da Rússia e por dar marcha ré no pit lane na Bahrein.

Apesar de garantir não estar preocupado com a possibilidade de punição, Hamilton admite que um pequeno deslize pode lhe dar a terceira reprimenda.

“Não é algo em que eu penso. Estou tentando ser razoável e não cometer erros, então tomara que possamos evitar essa punição a mais. Sei, por exemplo, que não posso sair da pista no mesmo ponto por mais de três vezes em uma sessão de treinos livres”, exemplificou.

São diversas as atitudes que podem gerar uma reprimenda, como por exemplo o atraso no comparecimento à reunião de pilotos. 

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