Topo

Fórmula 1

Rosberg tenta virada em prova cheia de surpresas: 5 motivos para ver o GP

Geert Vanden Wijngaert/AP
Imagem: Geert Vanden Wijngaert/AP

Do UOL, em Barcelona (ESP)

24/08/2016 06h00

Depois de uma folga de quase um mês, a Fórmula 1 volta com a disputa de um de seus GPs mais tradicionais, na Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps. Depois de vencer as quatro provas disputadas em julho, Lewis Hamilton tomou a liderança das mãos do companheiro Nico Rosberg, mas vai começar a sentir os efeitos das quebras de motores que teve no início do ano.

O inglês lidera com 217 pontos, contra 198 do companheiro, que começou o ano embalado, com quatro vitórias seguidas, mas vinha colecionando resultados ruins antes da tradicional pausa do verão europeu, em que as equipes são obrigadas a parar por duas semanas. Porém, é esperado que peças projetadas anteriormente sejam testadas a partir da Bélgica, podendo mudar o cenário do campeonato.

Confira os 5 motivos para não perder o GP da Bélgica:

1. Rosberg tenta virar o jogo: o alemão aposta na pausa de agosto para acabar com o embalo de Hamilton, que deve ter alguns problemas pela frente. O inglês já usou todos os motores os quais tem à disposição, mas não deve usar sua sexta unidade - que o faria largar em último - neste final de semana, uma vez que a Mercedes programa uma atualização para a próxima etapa, na Itália. Assim, o tricampeão terá um motor já bastante rodado e com rendimento inferior em uma pista na qual a potência fala alto.

2. Equipes trazem evoluções: a primeira prova após as férias é sempre marcada pela estreia de novidades nos carros. Como um novo regulamento aerodinâmico vai estrear em 2017, para muitos times esta será a última grande atualização do ano.

3. Histórico de corridas movimentadas: Principalmente devido às incertezas do clima - especialmente difíceis de ler devido aos mais de 7km de uma pista localizada em meio a uma floresta - o GP da Bélgica costuma ter surpresas. Prova disso é o fato de, nos últimos 10 anos, apenas quatro pilotos terem conseguido vencer depois de largarem na pole.

4. Começo da virada para a Sauber? Depois de anunciar sua venda para um grupo de investidores baseado na Suíça, a equipe de Felipe Nasr deve levar a Spa as primeiras grandes novidades no carro desde a pré-temporada. O objetivo é entrar na zona de pontuação e deixar a incômoda lanterna do campeonato, que faria com que o time ficasse de fora da divisão dos lucros dos direitos comerciais em 2017.

5. Estreia de promessa francesa: Um dos jovens pilotos mais cobiçados do momento, Esteban Ocon entra na vaga de Rio Haryanto na Manor, depois do indonésio não conseguir cumprir com seus compromissos financeiros. Ocon é dado como praticamente certo em uma das vagas da Renault para o ano que vem, apesar de atualmente ter contrato com a Mercedes.

Os treinos livres da sexta-feira serão disputados a partir das 5h e das 9h pelo horário de Brasília. A terceira sessão será no sábado, 6h, pouco antes da classificação, que começa às 9h. A largada, no domingo, também será às 9h.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!