Topo

Fórmula 1

Pilotos lamentam aposentadoria e elogiam o 'boa praça' Felipe Massa

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Monza (Itália)

01/09/2016 09h53

Felipe Massa anunciou que se aposentará da Fórmula 1 no fim da temporada e imediatamente começou a receber mensagens de apoio de amigos e de pessoas ligadas ao mundo do automobilismo. Alguns dos principais pilotos da categoria falaram sobre o adeus do brasileiro e o definiram como um adversário respeitado, carismático e que encerra de maneira corajosa sua carreira.

Depois do anúncio oficial, o ex-companheiro Kimi Raikkonen lembrou que o piloto, com quem dividiu a Ferrari no ano em que foi campeão do mundo, em 2007, e na temporada seguinte, quando foi Massa quem ficou a um ponto do título, passou por momentos difíceis na categoria.

“É uma pena, mas é a decisão dele. Tivemos uma boa relação quando estivemos na mesma equipe. É claro que ele teve alguns momentos difíceis na Fórmula 1 com o acidente, mas sempre foi muito forte e é um cara legal. Tenho certeza de que ele tomou a melhor decisão para ele mesmo”.

Também ex-companheiro de Massa, Fernando Alonso disse que a ausência do piloto será sentida. "É a decisão dele, então desejo o melhor para ele. Provavelmente eu corri com ele em todos os anos da carreira dele, porque comecei antes. E também dividi a equipe com ele por quatro anos. É um ótimo homem e provavelmente vamos sentir a falta dele ano que vem. Ele sentiu que era o momento, então desejo o melhor para ele.”

Outro campeão do mundo, Jenson Button, elogiou a coragem do brasileiro em tomar a decisão. O inglês, que tem 36 anos, um a mais que o brasileiro, busca continuar na categoria na próxima temporada, mas deve ser dispensado da McLaren. Ele, inclusive, é um dos mais cotados justamente para ocupar a vaga de Massa na Williams.

“Corri com ele desde que ele começou na Fórmula 1. É sempre uma sensação estranha quando alguém que atingiu tanto decide se aposentar, com tantas vitórias e tendo estado tão perto de ser campeão. Mas todos temos nossas razões. É uma decisão corajosa, mas é a opção dele". 

Sebastian Vettel, por sua vez, lembrou do carisma de Massa. “Ele é um cara muito legal, muito engraçado, além do talento que sempre mostrou na pista. É uma pena que ele esteja indo embora. Vamos sentir sua falta. Desejo o melhor para ele, não importa o que ele decida fazer". 

O brasileiro também é uma referência para os pilotos mais jovens. Esteban Gutierrez e Carlos Sainz recordaram como o piloto sempre demonstrou simpatia.

“Acho que foi uma decisão acertada, mas certamente não foi fácil”, disse o mexicano. Tenho grandes lembranças de quando, em 2008 quando eu estava na Fórmula BMW e ele aceitou conversar comigo sobre minha carreira. Isso significou muito para mim. Desejo o melhor para ele. Ele teve uma grande carreira”.

“A primeira vez que eu o encontrei foi em 2005, quando eu tinha 11 anos e ele era um dos meus heróis na F-1 na época, então desde então eu o respeito muito”, revelou Sainz. “Passei para dar um abraço nele e desejar tudo o de melhor".

Outro piloto jovem, Kevin Magnussen, afirmou que não lembra de como era a Fórmula 1 antes de Massa.

“Ele teve uma carreira longa e não acho que não vi a Fórmula 1 antes dele estar correndo. Ele teve uma boa carreira e, se ele acha que este é o momento certo, desejo que ele tenha sorte”.

A ex-escuderia do piloto brasileiro, a Ferrari, agradeceu os anos que Massa ficou na Ferrari. "Obrigado, Massa por todos os anos que esteve conosco. Tudo de bom para você em seus futuros desafios", escreveu em seu Twitter oficial. 

Companheiro de Massa na Williams, Valtteri Bottas também escreveu para o brasileiro. "Parabéns pela sua grande carreira, Felipe Massa. Você é um grande companheiro de equipe, pessoa e piloto. Vamos curtir o fim de 2016". 

Até mesmo pessoas de outros esportes falaram sobre o piloto brasileiro. Triste em saber da aposentadoria de Felipe Massa. Saiba que você me inspirou com sua dignidade e generosidade. Espero te ver novamente em Austin. Vá com Deus e que ele te abençoe, amigo”, escreveu o velocista jamaicano Yohan Blake.  

"Parabéns, Felipe Massa. Grande carreira", postou Mark Webber. 

Amigo pessoal de Massa, Tony Kanaan deixou uma mensagem carinhosa para o piloto. "Parabéns mano. Obrigado pelas alegrias, aproveite a vida após a F-1". 

O brasileiro vai encerrar sua carreira no GP de Abu Dhabi, quando completa 250 provas na categoria. Massa teve 11 vitórias e um vice-campeonato, em 2008. 

Fórmula 1