Topo

Fórmula 1

Mercedes pode levar título na Malásia. Mas não deve liberar briga interna

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Sepang (Malásia)

30/09/2016 06h00

A Mercedes vive seu ano mais dominador desde que começou a comandar a Fórmula 1, aproveitando-se da mudança de regulamento de 2014. Tanto, que o time pode conquistar, com cinco etapas de antecipação, o título de construtores neste final de semana, na Malásia. Mas nem a taça vai mudar a maneira cautelosa como o time tem encarado a disputa interna de seus pilotos, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, pelo mundial de pilotos.

As chamadas regras de conduta impostas pelos chefes da Mercedes após uma série de corridas em que os pilotos tiveram toques, entre Espanha e Áustria, nunca foram levadas a público, mas buscam impor limites à briga entre Rosberg e Hamilton.

Na época da adoção das regras de conduta, a justificativa era de que a equipe vinha perdendo pontos em relação aos rivais pelo comportamento dos pilotos. Porém, mesmo com o título assegurado, o que vai acontecer se o time tiver uma vantagem de 215 pontos em relação ao segundo colocado ao final desta etapa, o inglês não espera uma mudança na mentalidade.

“Não acredito que isso vá mudar porque ainda não queremos que os pilotos batam, mesmo que potencialmente possamos vencer o título de construtores neste final de semana”, destacou Hamilton.

“Há outras coisas nos bastidores em que eles poderiam se esforçar mais, acho, em termos de continuar o trabalho e melhorar. Não acho que alguma coisa vá mudar se vencermos o campeonato neste final de semana, ainda teremos de ir lá e disputar.”

Hamilton lembrou que, para a equipe, o que importa é o mundial de construtores, e que não há preferência por um quarto título para ele ou o primeiro de Rosberg.

“Em termos de eu ganhar ou não o campeonato, não é a prioridade deles porque eles não se importam com qual de nós vai vencer. Então depende de mim, individualmente, de como vou abordar essas provas”, acredita o inglês.

“Alguns gostam de anotar todos os detalhes e é uma questão de fazer o que é melhor para você. Para mim, não há nada que eu possa fazer sobre semana que vem, mas há algo que possa sobre amanhã e os próximos dias, então vejo dessa forma.”

A classificação para o GP da Malásia começa às 6h da manhã do sábado e a corrida tem largada às 4h do domingo. Rosberg retomou a liderança do campeonato na última etapa depois de encaixar uma sequência de três vitórias nas últimas três corridas e agora tem oito pontos de vantagem em relação a Hamilton.

Fórmula 1