Fórmula 1

O que esperar do GP: pneu 'errado' promete complicar corrida da Malásia

MANAN VATSYAYANA/AFP
Com tática melhor, Ferrari bateu a Mercedes na corrida do ano passado Imagem: MANAN VATSYAYANA/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Sepang (Malásia)

01/10/2016 15h00

As Mercedes apostam no composto médio. As Red Bull, no macio. As Williams sequer testaram o duro. E os pilotos da Ferrari só têm uma certeza: os pilotos do top 10 vão largar com os macios e, em algum ponto da corrida, vão colocar o duro. O novo asfalto do circuito de Sepang promete ser o grande inimigo dos estrategistas na corrida que começa às 4h da manhã.

São duas as grandes questões: como será a evolução da pista, com a expectativa de que a temperatura esteja mais baixa do que na sexta-feira, quando os times fizeram sua simulação de corrida, e a obrigação do uso do composto duro, que não foi o preferido das equipes.

“Está claro que todos [no top 10] têm de usar o composto duro e começar a  corrida com o macio. O médio não foi o preferido de muitos, mas a temperatura de pista pode mudar isso”, explicou o chefe da Mercedes, Toto Wolff. De fato, metade do grid, incluindo os líderes do campeonato, que fecharam a primeira fila do grid, e a Ferrari, que larga em quinto e sexto, guardou pneus médios novos para a prova.

A Red Bull, por sua vez, aposta nos macios. “No momento, diria que será uma corrida confortável  para duas paradas porque todos vão usar o pneu duro e ele consegue dar umas 20 e poucas voltas. Eu tenho mais pneus macios que os demais e isso pode nos ajudar. Acho que estamos em uma posição muito boa”, explicou Daniel Ricciardo, que larga em quarto, atrás do companheiro Max Verstappen.

Perguntado pelo UOL Esporte se o plano da Red Bull seria usar dois jogos de pneus macios e terminar a corrida com os duros, Ricciardo riu e disse: “Diria que é bem por aí.”

Já a Sauber não se deu bem com o pneu duro e deve evitar usá-lo por muitas voltas na corrida. “Não sei se deixaremos para o final. O fato é que é um pneu claramente mais lento então temos de tentar ficar pouco tempo com ele. Lógico que, dependendo do carro, pode haver uma interação melhor, mas no nosso caso é um pneu que não funciona”, disse Felipe Nasr ao UOL Esporte.

No caso da Williams, nem isso o time sabe. Afinal, a programação era que Felipe Massa faria a simulação de corrida com o composto obrigatório do final de semana, mas um problema no duto de freio fez com que o brasileiro não cumprisse o programa. “Se for uma parada, você tem de sair do macio para o duro e tentar ir até o final. Mas nós vamos totalmente no escuro para a corrida”, reconheceu o brasileiro, que larga em décimo.

A tática descrita por Massa é o que a maior rival da Williams, a Force India, deve tentar fazer neste domingo. “Nosso ritmo de corrida é bom, mas o deles também parece ser muito forte. Será uma briga bastante intensa entre nós”, disse Massa, cujos rivais largam no oitavo e nono lugares. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo