Fórmula 1

Mercedes está na frente, mas nem tanto: o que esperar do GP do Japão

Clive Rose/Getty Images
Imagem: Clive Rose/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Suzuka (Japão)

08/10/2016 13h00

A definição do grid de largada para o GP do Japão mostrou um pelotão bem mais apertado do que nas últimas provas, principalmente na luta entre os primeiros: ainda que a Mercedes tenha fechado a primeira fila, como de costume, a diferença para as Ferrari ficou em apenas três décimos.

Isso pode ser explicado pela necessidade do time de usar parâmetros menos agressivos em sua unidade de potência, antes que a quebra do motor de Lewis Hamilton no GP da Malásia esteja totalmente esclarecida.

Seja qual for o motivo, a ‘lentidão’ das Mercedes dá esperança para os rivais. Terceiro no grid, Kimi Raikkonen se disse “positivamente surpreso” com a velocidade de sua Ferrari, e garantiu que o carro será ainda mais forte na corrida.

Mesmo tendo ficado apenas com o quinto e sexto melhores tempos - e quarto e quinto lugares no grid, depois da punição a Sebastian Vettel pelo acidente na largada da Malásia - os pilotos da Red Bull também acreditam que estarão na briga. Max Verstappen, que superou Daniel Ricciardo na definição do grid, disse que o time acabou perdendo no segundo setor devido a uma deficiência nas curvas de média velocidade, “o que talvez tenha tido a ver com a temperatura”, mas espera que isso se resolva para a corrida.

Ricciardo também se mostrou confiante. “Obviamente, vemos a corrida com otimismo”, disse o vencedor da última etapa. “Não acho que a Mercedes dominará amanhã, mesmo se eles fizerem uma dobradinha, não acho que estarão muito à frente. Vamos tentar colocar pressão neles. A Ferrari foi rápida aqui também, então acho que será uma boa batalha entre nós três.”

Já do lado da Mercedes, a grande preocupação é com a largada, que não tem sido consistente durante toda a temporada. O mais preocupado é Nico Rosberg, que fez a pole position nós últimos dois anos em Suzuka, mas perdeu ambas as provas para Hamilton - e, ano passado, foi ultrapassado justamente na primeira curva.

"É uma questão de acertar tudo. A largada será muito importante: encontrar a melhor configuração não tem sido fácil neste final de semana, pois é um grid em descida e a aderência está menor do que em anos anteriores. Será um desafio. Daí em diante, temos de tentar de fazer a estratégia funcionar", destacou o alemão, que se classificou apenas 14 milésimos mais rápido que Hamilton.

O inglês, por sua vez, revelou que estava “na terra de ninguém” durante os treinos livres e que revolucionou seu acerto antes da classificação. “É difícil ir para a classificação com um carro totalmente diferente, então ainda assim ficar tão próximo da pole é um bom sinal”, disse o tricampeão, que precisa de um resultado positivo em Suzuka. Afinal, está 23 pontos atrás de Rosberg na tabela do campeonato com cinco provas para o final.

O GP do Japão tem largada às 2h da madrugada de domingo, pelo horário de Brasília.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo