Fórmula 1

Brasileiros adotam mesma tática no GP do Japão. Mas têm destinos diferentes

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Suzuka (Japão)

09/10/2016 06h32

Pontuar com os dois carros parecia uma tarefa complicada para a Williams antes da largada do GP do Japão. Após a primeira volta, quando Felipe Massa e Valtteri Bottas perderam duas posições cada e caíram para o 13º e 14º lugares, a situação se tornou ainda mais difícil. Porém, o time escolheu a estratégia acertada para terminar com o nono e décimo lugares e, mesmo tendo perdido pontos para seus maiores rivais, a Force India, Massa ficou contente com o resultado.

“Sem dúvida, funcionou. Caímos de 11º e 12º para 13º e 14º na largada, perdemos duas posições e o ritmo com pneu médio no começo não era tão bom. Mas conseguimos continuar na pista o máximo possível para tentar uma parada”, explicou o brasileiro ao UOL Esporte.

“Com o pneu duro, o ritmo do carro era bastante bom e, no final, acho que o único jeito de ter marcado ponto seria fazendo uma parada. Lógico que chegamos atrás das Force India mas acho que a corrida, olhando o que aconteceu no começo, foi positiva.”

A Sauber de Felipe Nasr também foi para a prova com a mentalidade de fazer apenas uma parada, mas o fato do brasileiro ter largado com os pneus duros e não os macios acabou fazendo com que a tática não desse certo, pois o piloto acabou perdendo muito tempo na parte inicial da prova.

“O pneu duro tinha relativamente a mesma duração do médio. Era um pneu mais lento, mas que tinha a mesma durabilidade. Quando vimos durante a prova que era possível fazer uma parada, tentamos chegar até a volta em que seria ideal para conseguir ir até o final - até porque, se eu paro muito cedo, não consigo ir até o fim. Isso ditou o resultado que a gente teve. Acho que foi o médio foi o melhor pneu da prova.”

Confira o resultado do GP do Japão
1. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 53 volta
2. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG Heuer +4.9s
3. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes +5.7s
4. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari +20.2s
5. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +28.3s
6. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer +33.9s
7. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +57.4s
8. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes +59.7s
9. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes +97.7s
10. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +98.3s
11. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +99.2
12. Jolyon Palmer ING Renault-Renault +1 volta
13. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari +1 volta
14. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault +1 volta
15. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari +1 volta
16. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +1 volta
17. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta
18. Jenson Button ING McLaren-Honda +1 volta
19. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +1 volta
20. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta
21. Esteban Ocon FRA MRT-Mercedes +1 volta
22. Pascal Wehrlein ALE MRT-Mercedes +1 volta

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo