Fórmula 1

Com direito a bate-boca nos EUA, disputa de Alonso e Massa dá o que falar

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, na Cidade do México (MEX)

27/10/2016 19h12

Para alguns, Fernando Alonso deu um show nas últimas voltas do GP dos Estados Unidos, quando ultrapassou Felipe Massa e Carlos Sainz para ser quinto com a McLaren. Para outros, o espanhol abusou ao tocar-se com o brasileiro e superar o compatriota por fora da pista. O fato é que os manobras, que geraram até uma discussão acalorada entre os ex-companheiros de equipe após a prova do último final de semana, continuou dando o que falar no México, onde a F-1 faz sua 19ª etapa no próximo domingo.

Massa, que teve um furo no pneu devido ao toque, ficou bastante descontente com a decisão dos comissários de não punir Alonso.

“Para falar a verdade, não entendi. Claro que cada comissário tem sua decisão final e você pode entender isso de uma maneira ou de outra. Não concordo e foram dois casos: no segundo, ele ultrapassa [Sainz] por fora da pista e fica tudo uma maravilha? Não consigo entender o porquê, assim como no meu caso acho que o Fernando estava errado”, disse ao UOL Esporte na Cidade do México.

“Quando você olha por cima, parece que ele fez uma ultrapassagem incrível, mas ele estava longe de mim e não freou. Se eu não estivesse lá, ele não faria a curva de jeito nenhum. Na minha opinião, os comissários erraram nas duas. Pelo menos em uma tinham de penalizá-lo.”

Questionado sobre por que os comissários decidiram não punir o espanhol, Massa disse que saiu da reunião que colocou os dois frente a frente sem entender. “Não explicaram nada, só perguntaram para a gente o que tinha acontecido e até rolou uma discussão ali no meio. O ponto eu já perdi. Não adianta nada conversar. Cada um tem sua ideia, tem motivo para defender o seu. Mas quem decide são os comissários.”

Alonso, por sua vez, não quis comentar com o UOL Esporte sobre a discussão que teve com Massa após a corrida. “É um incidente de corrida e todos têm sua opinião - pelo menos os comissários tinham a dele. Não há muito o que conversar”, disse o espanhol, que explicou a manobra.

“É uma curva em que não dá para ver tangente. Você freia mais ou menos no meio da pista e a tangente é bem à esquerda. O movimento e comprometimento que tem de fazer é muito grande porque você sabe o risco de uma manobra dessas. Freei muito tarde de propósito, porque eu sabia disso e queria colocar o carro ou do lado ou à frente dele, caso contrário ele não conseguiria me ver. Infelizmente, nos tocamos. Ele tem um furo, eu tive um furo menor também. Então tive muita sorte.”

Carlos Sainz, por sua vez, defendeu Alonso. “Foi no limite da legalidade, mas dentro. Ele se jogou como um louco, mas é o que se tem de fazer quando quer ultrapassar uma Williams. Massa ficou com mais raiva que o normal porque sabe que poderia estar mais à frente, mas talvez não estava suficientemente alerta.”

Os pilotos vão se encontrar na pista nos treinos livres para o GP do México, com duas sessões de 1h30 a partir das 13h e das 17h da sexta-feira pelo horário de Brasília. A classificação será às 16h do sábado, mesmo horário da largada, no domingo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Topo