Fórmula 1

Em GP que pode ser decisivo, Hamilton sai na pole no México. Massa é 9º

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, na Cidade do México (MEX)

29/10/2016 17h02

Após uma disputa equilibrada entre Mercedes, Red Bull e Ferrari, Lewis Hamilton colocou ordem na casa e ficou com a pole position do GP do México. O inglês vai largar ao lado do rival pelo título Nico Rosberg, que não foi bem por toda a classificação, mas conseguiu minimizar o prejuízo com uma boa volta já com o cronômetro zerado. Max Verstappen e Daniel Ricciardo fecharam a segunda fila pela Red Bull.

"Demorou mais tempo que o normal para eu me encontrar com o carro, mas no final deu certo. A segunda colocação não é ruim e me coloca em uma boa posição para o GP. Como vimos várias vezes nesta temporada, a pole position não é tudo", afirmou Rosberg.

Hamilton, por sua vez, quer repetir a vitória tranquila do último final de semana, nos Estados Unidos, quando descontou sete dos 33 pontos de desvantagem que tinha no campeonato. "Não há nenhuma tática. Vou tentar fazer o mesmo que semana passada. Estou animado porque o carro parece ótimo."

Felipe Massa colocou a Williams na nona posição do grid, logo atrás de Valtteri Bottas. Na luta que o time trava com a Force India, a má notícia foi a quinta colocação de Nico Hulkenberg. Por outro lado, Sergio Perez sequer entrou no top 10. Felipe Nasr, por sua vez, foi eliminado ainda na primeira arte do treino e vai largar em 19º, enquanto seu companheiro Marcus Ericsson sai da 15ª colocação.

Q1
Depois de liderar apenas um dos três treinos livres, a Mercedes voltou à ponta com Lewis Hamilton na primeira parte da classificação, mas viu os rivais bastante perto: o segundo Kimi Raikkonen ficou a pouco mais de um décimo do inglês.

Na briga para ver quem continuaria no treino, a surpresa foi Pascal Werhlein, que passou para o Q2. Outro que fez um bom trabalho foi Marcus Ericsson, seis décimos mais rápido que Felipe Nasr e 13º na primeira parte da sessão.

Nasr, inclusive, foi um dos eliminados e vai largar na 19ª colocação. Depois de cometer um erro em sua última tentativa e diante de sua torcida, o mexicano Esteban Gutierrez também ficou de fora, ao lado de Daniil Kvyat, que teve problemas de motor, Ocon e Grosjean. Jolyon Palmer, por sua vez, sequer treinou por uma fissura no monocoque ocorrida nos treinos livres.

Q2
A tentativa dos pilotos da Mercedes, Ferrari, Force India e Williams na segunda parte do treino, que decide não apenas quem segue para o top 10, como também com qual pneu os 10 pilotos mais bem classificados vão largar, foi tentar passar para o Q3 com o composto macio, abrindo a possibilidade para fazer apenas um pit stop na corrida.

Kimi Raikkonen, porém, foi o primeiro a desistir da tática e colocar os supermacios, mais aderentes. A Williams logo fez o mesmo, provocando o retorno da rival pela quarta posição entre os construtores, Force India. A segunda tentativa do dono da casa, Sergio Perez, contudo, não foi das melhores: o mexicano errou no primeiro setor e foi eliminado, junto de Fernando Alonso, Jenson Button, Kevin Magnussen, Marcus Ericsson e Wehrlein. 

Q3
Nico Rosberg parecia não estar se encontrando com o carro até os momentos finais da última parte da classificação. Após as primeiras tentativas, o alemão era mais lento que as duas Red Bull, mas conseguiu se recuperar. Hamilton, por sua vez, não teve muito trabalho para usar o modo de classificação do motor Mercedes no Q3 e acabar com a ameça das Red Bull, que tiveram de se contentar com a segunda fila.

Quem decepcionou na parte final foi a Ferrari, que vai largar na sétima colocação com Raikkonen e na oitava com Vettel. À frente da dupla ferrarista, Nico Hulkenberg fez um grande trabalho para colocar a Force India em quinto. Bottas, Massa e Carlos Sainz fecharam o top 10.

A largada para o GP do México será às 17h pelo horário de Brasília. A antepenúltima etapa do campeonato pode decidir o título a favor de Nico Rosberg caso o alemão vença e Lewis Hamilton não chegue adiante da décima colocação.

Confira os tempos da classificação do GP do México
1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 18.704s
2. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 18.958s
3. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG 1m 19.054s
4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG 1m 19.133s
5. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 19.330s
6. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 19.376s
7. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 19.381s
8. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 19.551s
9. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 20.151s
10. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari 1m 20.382s

11. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 20.282s
12. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 20.287s
13. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 20.673s
14. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault 1m 21.131s
15. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 21.536s
16. Pascal Wehrlein ALE Manor-Mercedes 1m 21.785s

17. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari 1m 21.401s
18. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari 1m 21.454s
19. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 21.692s
20. Esteban Ocon FRA Manor-Mercedes 1m 21.881s
21. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 21.916s
22. Jolyon Palmer ING Renault-Renault No Time 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo