Fórmula 1

Depois de até Alonso levar bronca, bandeira azul promete protagonizar GP

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, na Cidade do México (MEX)

29/10/2016 06h00

“Todos eles querem disputar corrida!”, indignou-se Sebastian Vettel durante os treinos livres do GP do México. “Que idiota!” O alvo, no caso, era o bicampeão Fernando Alonso que, a exemplo do piloto da Ferrari, fazia sua simulação de corrida, testando a durabilidade dos pneus. Perdendo pressão aerodinâmica ao acompanhar a McLaren de perto, o tetracampeão saiu da pista.

As constantes broncas de Vettel e outros pilotos quando encontram carros mais lentos nas pistas geraram até uma mudança de regra, que entrou em vigor no último final de semana, nos Estados Unidos. A partir de agora, os pilotos recebem um aviso quando o carro que está se aproximando fica a 3s do seu e têm de sair do caminho na primeira oportunidade quando o rival fica a menos de 1s. A adoção deste aviso pretende fazer com que o processo fique mais ‘matemático’ e consistente, ao invés de depender da percepção dos fiscais de pista.

No México, cujo circuito é estreito especialmente no terceiro setor, ficou claro após várias reclamações durante os treinos livres que a eficácia da nova regra será testada.

“Acho que é da natureza desse circuito”, opinou Felipe Nasr, um dos pilotos que deve sofrer no domingo ao receber bandeiras azuis. “Não é favorável para deixar alguém passar porque tem um trecho em que você chega e é travado; não tem como deixar passar no setor três. Eu mesmo sofri muito nas minhas voltas rápidas: chegava no último setor e tinha dois ou três carros andando devagar. Vamos ver o que discutimos na reunião, mas muita gente teve problema de trânsito nos treinos.”

Felipe Massa, por sua vez, lembrou que a questão do tráfego também será muito importante na classificação, especialmente no início, quando os 22 carros estarão na pista.

“É um circuito em que o trânsito, sem dúvida, atrapalha. É fundamental sair na hora certa na classificação para não ser atrapalhado. Para a corrida, talvez a regra nova seja importante. Mas ela é só para retardatário e tomara que eu não seja um deles!”

Já Alonso aproveitou a bronca de Vettel para dar uma alfinetada no piloto que ocupa o lugar que era do espanhol na Ferrari. “Não dei muita importância. Deve existir uma grandíssima frustração por parte dele e da Ferrari, então é de se perdoar.”

Mais calmo, Vettel disse entender que, nos treinos livres, os pilotos estavam ocupados em entender a durabilidade dos pneus, o que faz com que os carros tenham ritmos bastantes diferentes entre si, mas afirmou que isso o atrapalhou mais que o normal. “Talvez tenha sido só eu, mas me senti na Cidade do México de verdade, e não no circuito. Era muito trânsito!”, reclamou.

A classificação para a 19ª etapa do campeonato começa às 16h pelo horário de Brasília. A largada está marcada para as 17h do domingo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo