Fórmula 1

Idiota para cá, frustrado para lá: clima entre os pilotos anda tenso na F-1

Will Taylor-Medhurst/Getty Images/AFP
A disputa entre Vettel e Verstappen no México deu o que falar Imagem: Will Taylor-Medhurst/Getty Images/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

02/11/2016 06h00

Xingar um rival durante uma disputa não é algo novo no mundo das corridas. A diferença é que os pilotos podem, hoje em dia, trazer isso ao público. E tem alguns que não pensam duas vezes em fazê-lo. Os xingamentos via rádio têm se tornado rotina nas corridas - e expõem um clima tenso que não vinha a público no passado.

O mais reclamão é Sebastian Vettel, que incomodou até a Federação Internacional ao xingar o diretor de provas Charlie Whiting, irritado por Max Verstappen não ter cumprido uma ordem após ter saído da pista em uma disputa com o alemão no GP do México. O tetracampeão teve de se desculpar por escrito para escapar de uma punição.

Mas Whiting não foi a única vítima do piloto da Ferrari, que xingou Alonso nos treinos livres, Massa durante a corrida e o próprio Verstappen. Falando à imprensa, o espanhol e o alemão disseram que o alemão está frustrado pelo ano sem vitórias na Scuderia - e Max foi além, chamando-o de “criança”.

Vettel não tem economizado nos palavrões, mas não é o único descontente. Na mesma prova no México, Alonso chamou que “inacreditável” a manobra de Carlos Sainz na primeira volta. “Eu quase bati. Forte”, reclamou o espanhol, que tivera um bate-boca com Felipe Massa na sala dos comissários na etapa anterior, nos EUA..

Na Sauber, o clima também ficou tenso quando a equipe pediu que Felipe Nasr abrisse para Marcus Ericsson no México. “Ele não dá a mínima, né?”, disse o sueco, enquanto o brasileiro dizia que o companheiro não “está nem perto de mim para deixar passar”. Após a inversão ter sido feita, Nasr completou: “Mas se ele não abrir eu quero a posição de volta.”

Nem Daniel Ricciardo, que disse após a prova mexicana que primeiro xinga com o rádio fechado, e depois conversa com a equipe, uma vez que o piloto precisa apertar um botão para ser ouvido pelos engenheiros, escapou de um momento de fúria no último GP. “E esses caras perdendo a freada na primeira curva? [referindo-se a Hamilton e Rosberg na largada]... Coloca uma m… de um muro e eles não vão fazer isso. Esses caras da p… do jardim de infância.”

Em uma categoria na qual Daniil Kvyat disse ter descoberto após ser demitido da Red Bull com quatro corridas realizadas que “não dá para ter amigos”, é fato que o clima é tenso. E a FIA já deixou claro que o próximo que passar do limite, como Vettel na última prova, vai ser punido.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Topo