Fórmula 1

Massa quase perdeu sua primeira vitória no Brasil para ajudar Schumacher

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

08/11/2016 06h00

Era a primeira vez que Felipe Massa corria em Interlagos com um carro competitivo. E o então jovem piloto da Ferrari roubou o protagonismo dos postulantes ao título, Fernando Alonso e Michael Schumacher, para vencer com propriedade, colocando a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio depois de 13 anos. Mas a história poderia ter sido bem diferente: engenheiro de pista do piloto na época, Rob Smedley lembra que a vitória quase escapou das mãos de Massa.

Companheiro de Massa na Ferrari, Schumacher chegou à última prova de 2006 em situação complicada no campeonato, mas ainda com chances de vencer. O alemão, que fazia sua primeira despedida oficial, tinha que vencer a prova e torcer para Alonso sequer pontuar. Para completar, o heptacampeão largou em décimo. Mesmo assim, a Scuderia queria que o pole position Massa trabalhasse para o companheiro.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Smedley afirmou que chegou a temer que, por conta disso, Massa perdesse a corrida.

“Éramos incrivelmente rápidos. Foi uma loucura. Em determinado momento, Michael estava com problemas porque Giancarlo Fisichella bateu na traseira dele e furou seu pneu e ele teve de parar”, lembra. “Quando isso aconteceu, Felipe tinha 30s de vantagem, mas ainda queríamos que Michael vencesse [o campeonato] e tivemos de pedir a ele que diminuísse o ritmo, porque ele estava abrindo em relação a Michael, estava muito rápido. Ele diminuiu a velocidade e comecei a notar pela telemetria que ele estava cometendo vários erros, porque estava pilotando lento demais - afinal, não é natural para um piloto de F-1 andar lento.”

Preocupado com seu piloto e vendo que as chances de Schumacher ser campeão eram mínimas, Smedley pediu ao diretor técnico Ross Brawn que liberasse Felipe.

“Em determinado momento, falei para o Ross Brawn que estava errado, porque ele ia acabar batendo por não estar forçando o ritmo. E ele concordou que o Felipe deveria acelerar. E então ele aumentou ainda mais a vantagem e venceu a corrida com facilidade. E, depois da corrida, mesmo perdendo o campeonato, Michael foi ótimo e realmente ficou feliz em ver Felipe tendo uma corrida tão boa.”

Ouvido pelo UOL Esporte, o piloto confirmou a história. “Eles estavam bem preocupados, queriam que eu ficasse mais lento para atrapalhar outros carros e ajudar o Michael. Mas, a partir do momento em que comecei a tirar o pé e ver que também estava me prejudicando, eles mudaram de ideia. Teve isso e teve o fato do Michael ter ficado muito para trás, sem conseguir se aproximar. E, mesmo que ele chegasse e passasse o Alonso e eu, ele não seria campeão.”

No final, Schumacher fez uma prova de recuperação e terminou em quarto, mas o campeão foi Alonso, segundo colocado. E Massa comemorou, usando um macacão com as cores do Brasil, a primeira de suas duas vitórias e o primeiro dos cinco pódios em Interlagos.

Neste final de semana, o brasileiro faz sua despedida do circuito com um Fórmula 1. As atividades do GP do Brasil começam na sexta-feira, com duas sessões de treinos livres de 1h30 a partir das 10h e das 14h. No sábado de manhã, às 11h, ocorre o terceiro treino livre, antes da classificação, às 14h. Já a largada será dada às 14h do domingo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Topo