Fórmula 1

Hamilton faz a pole do GP Brasil e Massa tem pior resultado em Interlagos

REUTERS/Nacho Doce
Imagem: REUTERS/Nacho Doce

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

12/11/2016 14h42Atualizada em 12/11/2016 16h30

O brasileiro Felipe Massa não conseguiu fazer um bom treino de classificação para o Grande Prêmio de Interlagos e largará em 13º na corrida deste domingo (13), a qual marca a sua última pela F-1 no Brasil. O resultado é o pior em classificações em sua história no circuito paulistano. Em uma prova que pode ser decisiva para o campeonato, a pole position ficou com Lewis Hamilton, que superou o líder da tabela Nico Rosberg, que larga em segundo.

O outro brasileiro na pista, Felipe Nasr, terminou em último. No entanto, após uma punição ao francês Esteban Ocon (Manor), Nasr conseguiu subir para uma posição. Ocon havia terminado em 20º e caiu para último por ter "atrapalhado a passagem de Jolyon Palmer, da Renault, ainda no início do treino". 

Ocon foi o piloto que tirou a chance do brasileiro correr em 2017 pela Force India. A escuderia anunciou o francês para a próxima temporada. 

A terceira colocação ficou com Kimi Raikkonen, da Ferrari, que mais uma vez superou o companheiro Sebastian Vettel, que foi apenas o quinto. Max Verstappen, da Red Bull, ficou em quarto. Os rivais, contudo, foram bem mais lentos: a diferença entre o pole e o terceiro foi de mais de seis décimos.

No treino classificatório da tarde deste sábado (12), o brasileiro acabou fora dos 10 primeiros 1min12s521, a exemplo de seu companheiro Valtteri Bottas, que larga em 11º. Felipe Nasr também não foi bem e caiu logo no Q1, ficando em peúltimo no grid de largada com o tempo de 1min13s681.

Logo depois que terminou o Q2, Felipe Massa saiu cabisbaixo pelo autódromo de Interlagos e foi muito aplaudido pela torcida que compareceu ao local. Para retribuir o apoio, Massa subiu na mureta dos boxes e acenou para o público. 

“Eu não acho que foram as gotas [de chuva]. Alguma coisa aconteceu com o pneu dianteiro. A primeira volta foi a mais tranquila, mas depois parecida que algo não estava funcionando. Eu entro na curva e o carro sai de frente. Não deu para entender direito o que aconteceu, uma pena porque eu estava confiante, eu poderia me dar bem no Q3. A corrida é longa amanhã e vou tentar fazer o máximo. é o mínimo que tenho a fazer pela torcida maravilhosa, um carinho. Eu subi no muro, bateu um vento e quase caí, mas é o carinho por essa torcida que é diferente de todos os países”, disse Felipe Massa logo depois a classificação para a TV Globo.

Felipe Nasr, da Sauber, deixou o treino classificatório também com uma sensação de tristeza. "Hoje foi frustrante. Foi uma pena que na minha última tentativa fui lento na subida da reta, mas é o que deu para hoje. Amanha vamos ter uma corrida imprevisível. Corrida em casa sempre tem uma energia boa, espero fazer uma boa prova", comentou à TV Globo. 

Eduardo Anizelli/Folhapress
Hamilton, Rosberg e Raikkonen após treino classificatório Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress
Confira como foi a classificação do GP do Brasil 

Q1
A primeira parte da classificação evidenciou a má fase da Sauber, que ficou com as duas últimas posições do grid. Para piorar a situação de Felipe Nasr, que estava contente com o comportamento do carro na sexta-feira, mas reconhecia que o clima mais frio do sábado poderia atrapalhá-lo no acerto do carro. O brasileiro sairá apenas da 22ª e última posição, depois de ficar 62 milésimos atrás do companheiro Marcus Ericsson.

O Q1 ainda teve uma surpresa: a eliminação de Jenson Button, que não conseguiu se encontrar com o carro e foi apenas o 17º, mais de meio segundo mais lento que o companheiro Fernando Alonso. Kevin Magnussen, da Renault, e a dupla da Manor. Já na ponta, Hamilton começou o treino sendo mais rápido que Rosberg.

AP Photo/Nelson Antoine
Hamilton comemora a pole para o GP do Brasil Imagem: AP Photo/Nelson Antoine
Q2
Hamilton voltou a andar mais rápido que Rosberg após as primeiras tentativas da segunda parte da classificação, enquanto Felipe Massa ficou em situação complicada ao ser apenas o 11º após a primeira tentativa, enquanto seu companheiro Valtteri Bottas foi o sétimo. Na segunda volta rápida, porém, as Williams caíram ainda mais, sendo superadas pelas Force India e por Romain Grosjean, que colocou a Haas no top 10

Além das Williams, ficaram pelo caminho também as Toro Rosso, Esteban Gutierrez e Palmer.

Q3
Na parte decisiva do treino, os pilotos tiveram de enfrentar uma pista escorregadia, com algumas gotas de chuva caindo em Interlagos. Nas primeiras tentativas, Hamilton novamente superou Rosberg. O alemão chegou a diminuir a diferença, mas não conseguiu superar o companheiro e larga em segundo, assim como nas últimas duas provas, vencidas pelo inglês. 

Com as Ferrari e Red Bull na segunda e terceira filas, o top 10 foi completado por Romain Grosjean, que surpreendeu ao colocar a Haas em sétimo, Nico Hulkenberg, Sergio Perez e Fernando Alonso.

O GP do Brasil tem largada marcada para as 14h. O campeonato será decidido em São Paulo caso Nico Rosberg faça seis pontos a mais que Lewis Hamilton. Uma vitória simples do alemão lhe dará o primeiro título com uma corrida de antecipação.

Confira o resultado da classificação do GP do Brasil

1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 10.736s
2. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 10.838s
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 11.404s
4. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG 1m 11.485s
5. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 11.495s
6. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG 1m 11.540s
7. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 11.937s
8. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 12.104s
9. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 12.165s
10. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 12.266s
11. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 12.420s
12. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari 1m 13.431s
13. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 12.521s
14. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari 1m 13.726s
15. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari 1m 13.920s
16. Jolyon Palmer ING Renault-Renault 1m 12.258s
17. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 13.276s
18. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault 1m 13.410s
19. Pascal Wehrlein ALE Manor-Mercedes 1m 13.427s
20. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 13.623s
21. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 13.681s
22. Esteban Ocon FRA Manor-Mercedes 1m 13.432s (punido)

 

Quer receber notícias da Fórmula-1 de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Topo