Fórmula 1

Dória pode ter de decidir o futuro de Interlagos antes do que gostaria

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
João Doria e parte de seu secretariado; prefeito pode ter de definir sobre Interlagos Imagem: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

16/11/2016 06h00

Parte da campanha do prefeito eleito João Dória, a privatização de Interlagos não estava entre as prioridades da equipe do tucano para os próximos meses. O plano de reformas previsto para o autódromo pode, no entanto, mudar os planos do político. Nesta quarta, ele fará mais uma rodada de reuniões com Fernando Haddad, que promete cobrar do sucessor uma definição rápida para o local.

Como mostrou o UOL Esporte em outubro, o processo de privatização de Interlagos é complexo e Dória ainda não anunciou qual modelo vai adotar caso siga com a ideia adiante. No momento, a ideia do prefeito é buscar a opinião de especialistas para começar o processo já com a gestão em andamento. Inicialmente, o autódromo não seria discutido na transição.

O problema é que Interlagos está no meio de uma reforma. As duas primeiras etapas, a construção de um pavilhão multiuso no paddock e um novo prédio administrativo, foram concluídas pouco antes do GP do Brasil, realizado no último fim de semana. Em tese, a terceira fase começaria imediatamente com a cobertura do espaço ocupado pela Fórmula 1 e o alteamento dos boxes. O problema é que, se o espaço for privatizado em breve, talvez não valha a pena investir dinheiro público na obra.

“Nos começaríamos a fazer depois do GP, para dar tempo de terminar até a edição de 2017. É isso que vamos discutir com o João Dória na quarta. Dependendo do que ele entender [sobre Interlagos] não vale a pena concluir, ou, dependendo de como for, a gente conclui e depois ele toma uma decisão a respeito do destino desse equipamento”, disse Haddad.

A obra não é prioritária para a realização do GP no ano que vem, mas seria um diferencial em um momento crítico para São Paulo. A corrida da Fórmula 1 em Interlagos está ameaçada pela falta de recursos e o poder público tem se esforçado para mostrar à categoria que está empenhado em manter o evento na cidade. No último fim de semana, a pressão veio até do Governo Federal.

Marx Beltrão, ministro do Turismo, e Leonardo Picciani, do Esporte, estiveram em Interlagos no fim de semana e ressaltaram a importância da permanência da Fórmula 1 em São Paulo. Beltrão, em especial, falou que concluir a reforma é uma prioridade do Governo Temer e aprovou a liberação R$ 54 milhões do PAC Turismo para tanto – a obra como um todo, segundo Haddad, está orçada em R$ 160 milhões, com R$ 117 milhões provenientes de Brasília.

O cenário dá a Dória dois caminhos. Se atender as vontades de Haddad e Temer, deve adiar em pelo menos um ano a ideia de privatizar Interlagos, já que precisaria esperar a conclusão da obra. A outra opção é contrariar ambos e dar o pontapé inicial no processo de desestatização. Em ambos os casos, terá de adiantar seu planejamento para o local.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Topo