Topo

Fórmula 1

Alonso esquece Hamilton e Massa e diz que Button é seu melhor companheiro

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

21/11/2016 06h00

Durante seus 15 anos como titular na Fórmula 1, Fernando Alonso teve quatro pilotos que eram ou vieram a ser campeões do mundo como companheiros - Jacques Villeneuve por um breve período na Renault, Lewis Hamilton na McLaren, Kimi Raikkonen na Ferrari e Jenson Button em seu retorno ao time inglês. O espanhol também dividiu o time por cinco temporadas com Felipe Massa, com 11 vitórias no currículo e vice-campeão mundial. Mas acredita que ninguém é tão completo quanto seu atual parceiro.

“Para mim, Jenson provavelmente é o melhor companheiro que eu tive”, declarou Alonso. Button, que faz sua última prova neste final de semana, em Abu Dhabi, antes de um ano sabático em 2017 que pode se tornar uma aposentadoria definitiva, foi o único companheiro que conseguiu fazer mais pontos que o espanhol durante uma temporada, o que ocorreu em 2015. Neste ano, contudo, o inglês tem sido superado pelo bicampeão com facilidade.

A postura de Button dentro e fora das pistas foi muito elogiada por Alonso. “Ele é muito rápido, muito competitivo em todas as condições de pista, mas fora do carro ele é um cara muito legal, um verdadeiro cavalheiro. Ele é muito comprometido com o esporte. Sempre trabalha muito no simulador, trabalha bem com os engenheiros, fica bastante tempo dentro da equipe. Fisicamente, ele se mantém 100% por todo o ano. Como um todo, acho que ele é o melhor.”

Além de Button em 2015, Alonso só foi superado na classificação final do campeonato em uma única ocasião, quando foi companheiro de Hamilton, em 2007. Porém, naquela temporada, os dois marcaram o mesmo número de pontos.

Fórmula 1