Fórmula 1

Como Rosberg tem quase 90% de levar título e os milhões em jogo em GP final

Paul Gilham/Getty Images
Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

23/11/2016 11h00

Com 22 carros na pista neste final de semana na prova decisiva da Fórmula 1 em Abu Dhabi, são 507 os resultados possíveis. E em 455 deles, Nico Rosberg seria o campeão. A chance matemática do alemão conquistar seu primeiro título, portanto, é de quase 90%.

Rosberg é campeão se chegar ao pódio, independentemente do resultado do companheiro de Mercedes e rival pelo título, Lewis Hamilton, que vem de três vitórias seguidas. A diferença entre os dois é de 12 pontos e, em caso de empate, Nico tem vantagem pelo maior número de vitórias ao longo do ano.

Resultados que seriam favoráveis para Hamilton na etapa final aconteceram somente em três oportunidades em 2016: em Mônaco, Rosberg teve um ritmo muito ruim na chuva e não passou do sétimo lugar, em sua pior prova da temporada; no Canadá, o alemão perdeu posições após um toque com o companheiro na primeira curva e, na parte final da prova, teve um furo de pneu e chegou apenas em quinto; e na Alemanha Rosberg largou mal da pole e ainda foi punido por uma disputa com Verstappen, terminando em quarto.

Brasileiros em brigas milionárias
Entre os construtores, as três primeiras posições estão definidas, com o terceiro título consecutivo da Mercedes, o segundo lugar da Red Bull e o terceiro da Ferrari.

Com o quarto e sétimo lugares do GP do Brasil, a Force India deu um passo fundamental para ficar em quarto, superando a Williams. O time de Felipe Massa precisa descontar 27 pontos na última prova, fazendo o equivalente a um terceiro e quarto lugares, o que seria o melhor resultado do ano.

Terceira colocada ano passado, a Williams recebeu um total de 87 milhões de dólares, computando o dinheiro atrelado à própria posição no mundial (43,5mi), a cota por ter participado dos últimos três mundiais (33.5mi) e o bônus pelo valor histórico de 10 milhões, ao qual alguns times têm direito. Uma queda do terceiro para o quinto posto, portanto, faria com que os ganhos diminuíssem em 10 milhões de dólares para o ano que vem.

A McLaren, em sexto, tem 12 pontos de vantagem para a Toro Rosso, e vem obtendo consistentemente resultados melhores na segunda metade do ano. Portanto, não deve ter seu posto ameaçado.

Com isso, a grande briga entre os construtores fica pelo importante 10º lugar, o último com premiação pela colocação e ajuda de custo no transporte dos equipamentos nas 21 etapas da temporada. A Manor ocupou o décimo posto por toda a temporada, até ter sido superada pela Sauber com os dois pontos marcados por Felipe Nasr no GP do Brasil. A diferença entre ambos é de um ponto e, caso o cenário atual se confirme, a performance do brasileiro na chuva terá valido, no total, 47 milhões de dólares para seu time.

As atividades para o GP de Abu Dhabi começam na sexta-feira, com duas sessões de 1h30 de treinos livres a partir das 7h e das 11h pelo horário de Brasília. A classificação será às 11h do sábado, mesmo horário da corrida, no domingo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo