Fórmula 1

Para ex-engenheiro da Ferrari, Alonso foi "o problema" de Massa na equipe

AP
Imagem: AP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

23/11/2016 06h00

De 2006 a 2008, Felipe Massa ganhou 11 corridas pela Ferrari, esteve na briga pelo título a até quatro provas do fim em 2007 e perdeu a disputa por um ponto no ano seguinte. Porém, desde o GP do Brasil de 2008, o brasileiro não venceu mais nenhuma corrida e terminou todas as temporadas atrás de seu companheiro de equipe.

Há quem defenda que essa guinada na carreira de Massa tenha sido consequência do acidente que o piloto sofreu na classificação do GP da Hungria, em 2009, que o deixou de fora de praticamente metade daquela temporada. Afinal, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela Ferrari, que não tinha um bom carro naquele ano, Massa estava batendo o então companheiro Kimi Raikkonen de forma convincente antes da batida. Outros apontam motivos como mudanças técnicas no regulamento e nos pneus para a queda de rendimento do brasileiro.

Para o engenheiro Rob Smedley, que trabalhou diretamente com Massa na Ferrari de 2006 a 2013 e depois seguiu o piloto na Williams, onde assumiu o cargo de chefe de performance em 2014, a explicação para a queda de Massa não tem nada a ver com estes motivos e, sim, é o ambiente criado por Fernando Alonso na Ferrari.

Segundo Smedley, a Ferrari para a qual Massa voltou após recuperar-se do acidente, no início de 2010, quando Alonso substituiu Raikkonen, era completamente diferente do time que ele havia deixado seis meses antes.

“Falar isso é uma besteira!”, disse o engenheiro quando perguntado pelo UOL Esporte se o acidente era o motivo para a seca de vitórias de Massa. “A melhor prova disso é o primeiro teste quando ele voltou, com o carro de 2007. Todos os pilotos de teste que estavam na ativa na época andaram também e ele estava acabando com todos eles. Ele fazia tempos de volta dos quais os outros nem chegavam perto. [O acidente] não foi o problema do Felipe.”

A forma como Alonso moldou a equipe em seu favor seria, portanto, o grande motivo para a queda de Massa.

“A equipe que ele deixou em 2009 era muito equilibrada entre ele e o Kimi. O time para o qual ele voltou em 2010 era completamente focado em Fernando. Tudo acontecia em volta de Fernando. Esse foi o problema dele. Não teve nada a ver com ele.”

Também ouvido pelo UOL Esporte, Massa prefere não colocar a culpa em uma situação em particular.

“É difícil saber o que aconteceu. As coisas aconteciam antes de forma que a vitória vinha de um jeito muito mais fácil do que foi depois. Se isso foi por causa do acidente, do carro, da equipe, do que for, é impossível ter uma resposta. Eu me sinto bem depois do acidente. Sou igual eu era antes. Eu sempre continuei dando o máximo, fiz muitas coisas boas depois [do acidente]. Tudo continuou do mesmo jeito, só as vitórias que não vieram.”

O brasileiro faz sua 250ª e última etapa correndo na Fórmula 1 neste final de semana, em Abu Dhabi.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo