Fórmula 1

Piloto da casa ou top? Quem está cotado para substituir Rosberg na Mercedes

Mark Thompson/Getty Images
Desafio da Mercedes é quebrar contrato dos pilotos top, reconhece Lauda Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

02/12/2016 13h31

Após a surpresa pelo anúncio da aposentadoria de Nico Rosberg, apenas cinco dias após a conquista de seu primeiro título mundial, fica a pergunta: quem será o companheiro de Lewis Hamilton na equipe que dominou os últimos três campeonatos da Fórmula 1? O UOL Esporte avalia quem seriam os principais candidatos.

O próprio consultor do time, Niki Lauda, admite que será uma escolha difícil, até pelo momento em que Rosberg tomou a decisão: “É dia 2 de dezembro e não temos piloto. Temo que todos os contratos dos pilotos top sejam à prova de balas”, disse Niki Lauda à publicação alemã Auto Motor und Sport. “Ele nos pegou no contrapé. Encontrar um substituto para Nico será um problema real. Tìnhamos a melhor dupla que poderíamos ter.”

Lewis Hamilton, por sua vez, garantiu que não vai interferir na escolha. “Não importa, estou aqui para correr. Nunca fui um piloto que escolhe [o companheiro]. Sei que há outros como Sebastian e Fernando que se certificam que isso esteja no contrato deles”, afirmou.

“Sempre pedi para ter condições iguais. Contando que o tratamento seja justo, não importa quem corre com você. Tenho certeza de que temos uma grande equipe de chefes e eles vão escolher o melhor para representar a marca. Para mim, quanto melhor for o piloto, melhor para mim quando eu batê-lo.”

No que depender do promotor Bernie Ecclestone, a possibilidade de Alonso ocupar a vaga existe. "Suponho que isso seja possível, veremos", disse à Reuters. "Eles têm novos chefes na McLaren agora. Talvez ele esteja cheio de ficar lá e eles estejam cheios dele."

Em relação a Vettel, o britânico não acredita que o alemão aceitaria o desafio. "Não acho que Seb iria querer ser companheiro de Lewis."

 

Quem seriam os candidatos à vaga da Mercedes em 2017:

Pascal Wehrlein, atualmente sem contrato
Não é segredo que o campeão da DTM de 2015 está sendo preparado pela Mercedes para assumir uma das vagas. E o fato do alemão ter sido recrutado de última hora para o teste de pneus da Pirelli nesta semana indica que ele tem grandes chances de ser o companheiro de Hamilton. Afinal, Rosberg revelou que contou sobre seus planos a Wolff na terça-feira, um dia antes do teste. No entanto, a reputação de Wehrlein não é das melhores dentro da Manor devido à maneira que o piloto trabalhou dentro do time na última temporada. Tanto, que a Force India teve a chance de contratá-lo e preferiu o menos experiente Ocon.

Valtteri Bottas, da Williams
O finlandês da Williams assinou um contrato bom para o meio do pelotão, de 6 milhões de dólares, apenas por um ano, mas tentou sair até o último momento. É claro que não se sabe se há cláusulas que permitirão a quebra do acordo, mas diversos fatores pesam a seu favor: Bottas é um piloto rápido, já tem quatro temporadas na F-1 e, mais importante, é assessorado por Toto Wolff. E, como a Williams é cliente da Mercedes, seria possível fazer um acordo envolvendo os motores para levá-lo ao time principal.

Esteban Ocon, da Force India
O francês que estreou no meio da temporada também é piloto Mercedes e foi isso que garantiu sua vaga na Force India para a próxima temporada. Afinal, o time é um dos clientes dos alemães e vai ter um desconto no fornecimento dos motores para ficar com o piloto que, apesar de jovem e pouco experiente, é muito bem visto no paddock. No entanto, a escolha do francês em detrimento de Wehrlein praticamente acabaria com a carreira do alemão.

Fernando Alonso, da McLaren
A volta da dupla Alonso-Hamilton disputando um título é o sonho de 9 entre 10 fãs da Fórmula 1 e tanto o espanhol, quanto o inglês, diversas vezes disseram que gostariam de correr juntos novamente, em uma espécie de tira-teima após a conturbada temporada de 2007, quando terminaram empatados, com vantagem para Lewis. Sonhando com o tricampeonato, Alonso já tentou, no passado, convencer Wolff a contratá-lo. No entanto, Ron Dennis garantiu que o contrato do espanhol, que dura até o final do ano que vem, impede sua saída da McLaren. Provavelmente, como é de praxe na F-1, não é nada que uma boa quantia de dinheiro não possa resolver.

Sebastian Vettel, da Ferrari
O alemão vive a mesma situação de Alonso: tem mais um ano de contrato com a Ferrari pela frente e não se sabe se haveria a possibilidade de quebrar o acordo. Porém, é clara sua insatisfação com a falta de evolução do time nos últimos dois anos e sua relação com o chefe Maurizio Arrivabene não é das melhores. Tanto, que ele recentemente desconversou sobre começar a negociar uma possível renovação.

Max Verstappen, da Red Bull
Um piloto jovem e em ascensão, que já foi muito elogiado pela chefia da Mercedes, mas que também está sob contrato na Red Bull. Além disso, com todo o espaço que ele ganhou na equipe desde sua estreia, em maio, também é de se imaginar se a mudança valeria a pena no ponto de vista do holandês. Até porque a Red Bull foi a equipe que mais evoluiu no último ano e é apontada como a grande candidata a aproveitar a mudança de regulamento do ano que vem e ameaçar o domínio da Mercedes.

Daniel Ricciardo, da Red Bull
O australiano teria os mesmos motivos do companheiro para permanecer na Red Bull e também está sob contrato. Porém, ele teria uma boa razão para sair: apesar do duelo parelho, politicamente Verstappen tem ganho muita influência dentro da equipe e não se sabe qual será a reação do time caso os dois venham a lutar pelo título. Do lado dos próprios dirigentes, liberar o australiano poderia ser uma opção para esfriar um clima que potencialmente ficará tenso.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo