Fórmula 1

Fittipaldi completa 70 anos se recuperando de 'baque' e promovendo neto

Do UOL, em São Paulo

12/12/2016 15h39

O piloto que abriu as portas para os brasileiros tanto na Fórmula 1, quanto na Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi, completa 70 anos nesta segunda-feira com dois desafios: reerguer-se financeiramente após os problemas escancarados ao longo deste ano e promover a carreira, do neto, Pietro, que atualmente disputa categorias de base na Europa.

Fittipaldi teve um importante papel no automobilismo brasileiro. Mesmo que o país já tivesse tido representantes na Fórmula 1, foi sua chegada, em 1970, com apenas 23 anos, que abriu as portas para o reconhecimento dos pilotos do país. Seu início de carreira foi meteórico até para os dias de hoje: o paulistano corria no Brasil até um ano antes de estrear na F-1 e, dois anos após seu primeiro GP - na Grã-Bretanha, em 1970 - sagrou-se o mais jovem campeão da história, algo que seria superado apenas em 2006, por Fernando Alonso. Na época, Emerson corria pela Lotus.

Correndo na época em que a Fórmula 1 teve mais acidentes fatais em sua história, com carros já avançados do ponto de vista aerodinâmico, mas nem tanto da segurança, a exemplo das pistas, Fittipaldi travou uma forte rivalidade com Jackie Stewart, bem mais experiente e também já campeão do mundo. O escocês bateria o brasileiro no ano seguinte, em 1973, mas com sua aposentadoria abriu espaço para Fittipaldi voltar a conquistar o título em 1974, já pela McLaren.

Ao final daquela temporada, Emerson surpreendeu ao anunciar que correria pelo time formado por seu irmão, Wilson, a Copersucar. A equipe brasileira teve muitas dificuldades técnicas e financeiras durante sua existência e os resultados de Emerson nunca mais foram os mesmos, ainda que o destaque fique para o segundo lugar do GP do Brasil de 1978.

Quatro anos após a aposentadoria da F-1, o brasileiro apostou em outro caminho no automobilismo com pouca visibilidade no Brasil até então: a Fórmula Indy. Nos Estados Unidos, Emerson correu por mais de dez anos, a partir de 1984, e conquistou o título em 1989, além de ter conquistado em duas oportunidades - 89 e 93 - as 500 Milhas de Indianápolis.

Todo o sucesso nas pistas, contudo, não foi o suficiente para manter a saúde de seus negócios. O ex-piloto, que chegou a ser fazendeiro nos Estados Unidos, hoje tem dezenas de processos na Justiça Brasileira, a maioria por falta de pagamento de seus credores. Enquanto tenta se reerguer economicamente, o piloto tem evitado fazer aparições públicas no Brasil, ainda que tenha circulado nos paddocks da Fórmula 1 na última temporada, algumas vezes ao lado do neto Pietro, atualmente na Fórmula V8 3.5.

Mais recentemente, Emerson foi embaixador do GP do México, em outubro, e viu o neto vencer uma etapa da MRF Racing Challenge em Abu Dhabi, em evento realizado junto do final de semana da Fórmula 1. Na última semana, inclusive, o brasileiro foi homenageado pela tradicional publicação italiana Autosprint, recebendo um prêmio por sua carreira.

Já Pietro tem chamado a atenção nos testes da V8 3.5, liderando as sessões com a equipe Lotus. Ano passado, correndo pela Fortec, o piloto terminou o ano em décimo, enquanto seu companheiro, o suíço Louis Deletraz, foi o vice-campeão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Da Redação
UOL Carros
Blog do Carsughi
Topo