Fórmula 1

De GPs aos sábados a mais chances de vencer: o que pilotos mudariam na F-1

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

15/12/2016 06h00

Quando até mesmo os pilotos concordam que a Fórmula 1 precisa mudar, é melhor a categoria começar a se mexer. Mais competição é o que todos eles pedem, ainda que as mudanças no regulamento que entrarão em vigor já em 2017 gerem a esperança de que a atual distância dos primeiros colocados acabe na próxima temporada.

É o que espera Valtteri Bottas, atualmente confirmado na Williams, mas que também é o piloto predileto da Mercedes para substituir Nico Rosberg. “Acho que primeiro temos de ver como será ano que vem, com todas as mudanças, os carros novos, os pneus mais largos e com mais aderência”, lembrou o piloto, falando antes de começarem as especulações.

A principal mudança será o aumento em 25% do pneu traseiro, o que também deve influenciar diretamente a velocidade dos carros e a forma como as corridas devem ser disputadas, sem tanta necessidade, como hoje, de preservar a borracha. Já as mudanças aerodinâmicas, por sua vez, podem bagunçar a relação de forças entre as equipes.

É o que Felipe Nasr, que ainda não está confirmado para a próxima temporada, espera. “O mais importante é uma competição mais próxima, é isso que eu ouço dos torcedores. Mas também acho que ano que vem a mudança será muito grande e acredito que a corrida em si será mais agressiva, então vamos esperar para ver.”

A questão da maior competitividade também é destacada por Sergio Perez. Para o mexicano, é importante para a Fórmula 1 que mais pilotos tenham chances reais de vitórias. Nos últimos três anos, a Mercedes venceu a grande maioria das corridas, perdendo apenas cinco vezes para a Red Bull e três para a Ferrari, em um domínio poucas vezes visto na categoria. Para o piloto, que continua na Force India em 2017, a distribuição de dinheiro é importante para que o cenário mude.

 

“Acho que eu amaria ver uma Fórmula 1 com os carros mais próximos, dando a oportunidade das equipes do meio do pelotão ganharem corridas, lutarem por títulos. Acho que seria ótimo para os fãs ver um time como a Williams no topo, e depois na próxima corrida outra equipe. Para isso, é preciso mudar o sistema, como você divide o dinheiro, porque isso gera uma grande diferença.”

Um dos cotados para ir bem em 2017, uma vez que a Red Bull costuma se aproveitar de mudanças de regulamento que dão mais importância para a parte aerodinâmica, Daniel Ricciardo tem outra proposta: transferir as corridas para os sábados. E o australiano considera ter um motivo mais que justo para isso: “Queria correr no sábado ao invés do domingo, para que a gente possa planejar uma noite mais pesada no sábado. Isso seria divertido!”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo