Fórmula 1

De experiência a bebida alcoólica: os 5 motivos para a volta de Massa à F-1

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

28/12/2016 10h54

A aposentadoria de Felipe Massa na Fórmula 1 tem grande chances de terminar cedo: o piloto concordou em voltar à Williams caso o time perca Valtteri Bottas para a Mercedes, em negócio que deve ser confirmado nas próximas semanas.

A decisão do time inglês de recorrer ao piloto que correu pela equipe nas últimas três temporadas surpreendeu alguns especialistas, especialmente da mídia internacional, e desagradou outros, mas é explicada por cinco motivos principais. Confira quais são:

Continuidade: A Williams já sofreria com várias mudanças. O time perdeu seu diretor técnico, Pat Symonds, e também terá mudanças na operação de pista, uma vez que o chefe de performance Rob Smedley já declarou sua vontade de não viajar a todas as provas. Ao ver a saída de Bottas, o time perderia mais uma de suas referências. E, em um momento delicado, no qual haverá uma extensa mudança de regras, é importante para qualquer equipe manter pelo menos alguma variável estável.

Experiência: O primeiro motivo nos leva ao segundo. Massa já passou por diversas mudanças de regras e provou aos engenheiros da Williams que é capaz de gerar um retorno técnico importante para identificar áreas problemáticas do carro. Por conta disso, o UOL Esporte entende que os próprios engenheiros do time recomendaram o retorno do brasileiro no caso da saída de Bottas.

Patrocinador: Quando o anúncio da contratação de Lance Stroll foi adiado até que o canadense completasse 18 anos, apesar do negócio já estar fechado há tempos, o motivo foi a preocupação da patrocinadora master da Williams, a marca de bebidas alcóolicas Martini, estar preocupada em ligar seu produto a um menor de idade. Porém, a idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas pode chegar a 23 anos dependendo do país e a empresa não teria admitido ter dois pilotos abaixo desta idade, o que ocorreria caso o escolhido fosse o candidato oferecido pela Mercedes, Pascal Wehrlein.

Mercado fechado: Wehrlein acabou sendo deixado de lado na Williams tanto pela idade, quanto pela pouca experiência, o que também pesa contra todos os outros pilotos que estão disponíveis no mercado. Com apenas três vagas abertas, todos os pilotos mais rodados já estão garantidos para 2017. A única opção seria Jenson Button, mas o inglês está sob contrato na McLaren e declarou algumas vezes que não tinha qualquer intenção de correr ano que vem.

Flexibilidade: Ao mesmo tempo em que o mercado de pilotos está bastante fechado para 2017, contratos importantes, como os de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen com a Ferrari e Fernando Alonso com a McLaren, acabam ao final da próxima temporada. Com a incógnita de Stroll, a Williams vê a vantagem de ter um piloto contratado por apenas um ano para entrar nas negociações - abrindo a chance, inclusive, de trazer Bottas de volta.

A definição do retorno de Massa ainda não tem data para acontecer. A Mercedes inicialmente declarou que anunciaria o substituto de Rosberg no início de janeiro, mas o consultor Niki Lauda já avisou que a decisão pode demorar mais.

Os lançamentos dos carros de 2017 e os primeiros testes estão marcados para o final de fevereiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo