Topo

Fórmula 1

Carros nem foram lançados, mas F-1 começa o ano com briga nos bastidores

Ross Land/AP
Imagem: Ross Land/AP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

04/01/2017 11h47

Os carros da temporada 2017 da Fórmula 1 sequer foram apresentados, mas Ferrari e Mercedes já começaram uma briga nos bastidores por um sistema de suspensão supostamente ilegal utilizado pelos alemães.

A equipe italiana já protestou oficialmente na Federação Internacional de Automobilismo, mas a briga deve estar longe do fim.

Os questionamentos em relação à suspensão da Mercedes começaram ainda em 2014, quando a própria Ferrari conseguiu que a FIA banisse o chamado FRIC, sistema hidráulico que conectava as suspensões dianteira e traseira, melhorando a estabilidade do carro e flexibilizando a asa dianteira. Porém, o time alemão conseguiu formas de reproduzir essa tecnologia de outras maneiras, obtendo em torno de 0s2 de vantagem com isso.

Para o projeto deste ano, o projetista-chefe da Ferrari, Simone Resta, escreveu à FIA especificando o sistema que a Ferrari queria adotar e questionando o diretor de provas Charlie Whiting sobre a legalidade disso. A resposta foi negativa, ou seja, se a Ferrari for adiante com as mudanças, seus carros serão considerados ilegais na prova de abertura da temporada, na Austrália, dia 26 de março. Isso serve também como alerta para as demais equipes, como a própria Mercedes, a respeito dos limites que serão tolerados pela federação.

As equipes têm menos de dois meses para trabalharem em seus carros antes do lançamento e dos primeiros testes, em uma temporada que traz diversas mudanças técnicas. A Mercedes confirmou nesta quarta-feira que vai apresentar seu modelo dia 23 de fevereiro - um dia antes da Ferrari.

Os carros vão à pista pela primeira vez dia 27 de fevereiro, no Circuito da Catalunha, na Espanha. Serão duas baterias de quatro dias de testes antes do GP da Austrália.

Fórmula 1