Fórmula 1

Sucesso custa caro na F1: Mercedes paga mais de R$ 17 milhões por inscrição

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

04/01/2017 06h00

O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pelo acúmulo de contas. Na Fórmula 1 não é diferente: é quando as equipes têm de pagar suas salgadas taxas de inscrição para participar do campeonato seguinte. E até nisso a atual tricampeã Mercedes vem batendo um recorde atrás de outro.

A partir de 2013, as taxas de inscrição passaram a ser diferenciadas entre as equipes dependendo do número de pontos de cada uma delas no campeonato anterior. Todos os 11 times inscritos têm de pagar o piso de 516 mil dólares e mais 5.161 por cada ponto conquistado. A exceção é justamente o time campeão, que paga 6.194 dólares por ponto.

Isso significa que o maior domínio dos últimos anos também quer dizer que a Mercedes vai pagar uma quantia recorde de 5,254 milhões de dólares (cerca de R$ 17 mi) pela inscrição de 2017, muito mais que os 2,931 milhões (aproximadamente R$ 9 mi) da segunda colocada, a Red Bull, que fez quase 300 pontos a menos.

A discrepância entre os valores da campeã e do segundo colocado também foi bastante marcante nos dois anos anteriores: pela inscrição de 2016, a Mercedes pagou 4,870 milhões, enquanto a Ferrari desembolsou 2,725 milhões. Para entrar no campeonato de 2015, a Mercedes pagou 4,858 mi, e a vice, Red Bull, 2,606 mi.

O resultado são quase 15 milhões de dólares, o equivalente a R$ 50 milhões, em taxas de inscrição pagas pela Mercedes desde que começou a dominar a Fórmula 1, no início de 2014.

Engana-se quem pensa, contudo, que o valor é tão representativo assim para o time, que trabalha com um orçamento anual de 490 milhões de dólares. Contando apenas a premiação pelo título e os demais bônus por estar no top 10 nos últimos três anos e por acordos bilaterais com os detentores dos direitos comerciais - o chamado pagamento por valor histórico - o time ganha cerca de 140 milhões de dólares ao ano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Da Redação
UOL Carros
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Topo