Topo

Fórmula 1

Apresentado com gafes, Bottas confia na Mercedes para conquistar 1ª vitória

Divulgação/Mercedes
Imagem: Divulgação/Mercedes

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 13h13

Depois de semanas de espera, Valtteri Bottas foi anunciado pela Mercedes nesta segunda-feira como substituto de Nico Rosberg e parceiro de Lewis Hamilton na temporada 2017 da Fórmula 1. Ocupando o cockpit do atual campeão do mundo, que anunciou a aposentadoria cinco dias após a conquista do título, no início de dezembro, o finlandês que espera contar com um carro que lhe dê condições de brigar pela sua primeira vitória na Fórmula 1. Ele já participou de 77 provas e tem como melhor resultado um segundo lugar nos GPs do Reino Unido e Alemanha, em 2014.

"Quero me certificar de que vou conquistar todos os pontos possíveis para a equipe e confio que vocês vão me dar um bom carro. É minha quinta temporada na F-1, mas ainda estou perseguindo minha primeira vitória", afirmou o finlandês durante seu anúncio oficial, que ocorreu na fábrica da Mercedes, em Brackley, e também contou com a presença do chefe do time, Toto Wolff.

Paralelamente ao anúncio de Bottas, a Mercedes também confirmou que Rosberg continuará ligado ao time, fazendo aparições públicas. O alemão assumiu o posto de "embaixador". Sua primeira aparição será nesta terça-feira, em Genebra, na Suíça, ao lado de Hamilton em um evento de patrocinador.

A duração do contrato de Bottas não foi revelada, mas acredita-se que seja de um ano. Apesar das longas negociações, que incluíram a liberação da Williams, que tinha acordo firmado com o piloto, a assinatura só aconteceu nesta manhã de acordo com o piloto. “É um dia maravilhoso para mim. Eu sempre sonhei em fazer parte de uma equipe como essa, com campeões. Eu mal posso esperar para trabalhar. Meu objetivo é que desde a primeira corrida eu possa conquistar todos os pontos possíveis. Eu agradeço a oportunidade e não vou perdê-la”, disse Bottas, citando ainda Lewis Hamilton, seu novo companheiro de equipe.  

"Respeito muito o Lewis como piloto e como pessoa e acho que ele será uma grande referência e que também estaremos sempre muito próximos. Vamos ser fortes juntos. Tenho certeza que podemos trabalhar juntos como um time, ele pode me ajudar a crescer", disse Bottas.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, elogiou bastante o finlandês de 27 anos que fará sua quinta temporada completa na Fórmula 1. "Acho que ele é muito rápido, mas também tem a cabeça no lugar e tem os mesmos princípios que nós. Acho que ele se encaixará muito bem na Mercedes", analisou o austríaco, que ajudou a administrar a carreira do piloto desde os tempos de kart.

Anúncio teve gafes

Mudanças na f1 -  -
Mercedes cometeu gafe em quebra-cabeça que anunciou mudanças nas equipes
A Mercedes ficou conhecida pela precisão nos três anos em que dominou a Fórmula 1, tendo deixado de vencer apenas oito provas nas últimas temporadas. Porém, no anúncio de seu novo piloto, o time cometeu duas gafes. A primeira foi no quebra-cabeça usado para explicar os acordos divulgados nesta segunda-feira - de Pascal Wehrlein na Sauber, Felipe Massa na Williams e o de Bottas. Porém, o primeiro nome do finlandês estava escrito com apenas um T.

A equipe logo tirou a imagem do ar, mas o erro foi notado pela Williams, que twittou entender que "pode demorar um pouco para se acostumar com os dois T".

Durante a apresentação ao vivo, Wolff também cometeu uma gafe ao dizer que, quando conheceu Bottas, o piloto usava um agasalho norueguês. "Finlandês", corrigiu o ex-companheiro de Felipe Massa que, com a saída do time, abriu espaço para o retorno no brasileiro menos de dois meses após sua despedida oficial.

Fórmula 1