Topo

Fórmula 1

Emissora diz que Ecclestone deixará o comando quando Liberty assumir F1

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/01/2017 10h02

A Fórmula 1 terá um novo comandante. De acordo com a emissora europeia Sky News, assim que o Liberty Media Group assumir, Bernie Ecclestone renunciará o cargo de chefe executivo de uma das categorias mais importante do automobilismo mundial.

Ainda segundo a Sky News, o anúncio deverá ser feito na primeira metade da próxima semana.

Ecclestone deu a entender que procurava encontrar uma pessoa que pudesse assumir seu lugar quando chegaram os novos compradores. Após convencer as equipes de que eles deveriam se unir para organizar melhor e lucrar com os campeonatos no final dos anos 70, o então chefe da Brabham tomou o controle do esporte para si, tornando-se um bilionário. Por ser centralizador, contudo, sua sucessão há anos é um problema.

Chase Carey, vice-chairman de Rupert Murdoch na 21st Century Fox e diretor da Sky News, está ansioso pelo anúncio da nova equipe que cuidará da Fórmula 1.

Sean Bratches, ex-executivo da ESPN, será o líder de um trabalho comercial de topo, enquanto Ross Brawn, ex-chefe da equipe da Ferrari, deverá assumir um papel-chave supervisionando o lado esportivo da F1. Juntos, eles pretendem fazer grandes mudanças.

Apesar dos novos donos terem falado na intenção de mudar desde o formato das corridas até a relação com as mídias sociais, há limites no que pode ser feito devido aos contratos firmados por Ecclestone tanto com as equipes, com duração até 2020, quanto com os organizadores dos GPs, que têm acordos mais longos em alguns casos. Com o GP da Grã-Bretanha, por exemplo, o contrato atual é até 2026.

Fórmula 1