Fórmula 1

F1 caminha para campeonato com recorde de GPs e forte presença nos EUA

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

30/01/2017 04h00

Um calendário batendo recordes de números de provas. E uma presença mais forte nos Estados Unidos. Estes são os planos dos novos donos da Fórmula 1 para os próximos anos - e a missão de tornar isso realidade já foi dada a Ross Brawn, chefe da parte técnica da categoria.

“Queríamos adicionar uma prova nos Estados Unidos em um lugar como Nova York, Los Angeles, Miami ou Las Vegas”, revelou o chefe do grupo Liberty Media Chase Carey. “Achamos que podemos criar algo que será um grande evento e é claro que a América é um lugar em que só podemos crescer. A F1 nunca investiu o necessário para crescer nesse mercado”, completou.

O chefe-executivo Greg Maffei foi na mesma linha. “Eu particularmente gosto da ideia de fazer uma corrida noturna em Las Vegas.”

Nos últimos anos, um projeto de corrida de rua em Nova Jersey chegou a ser iniciado, mas acabou nunca saindo do papel, especialmente com a solidificação da etapa de Austin, que passou a ser disputada em 2012 e bateu recorde de público no ano passado.

Ideia enfrenta resistência
No entanto, ainda que a necessidade de aumentar a presença nos Estados Unidos seja uma vontade de todos na Fórmula 1, o crescimento do calendário enfrenta resistência. Para muitos pilotos e equipes, o campeonato de 2016, com 21 etapas, o maior da história, foi demasiadamente longo.

"Há opiniões diferentes entre os pilotos e entendo totalmente”, disse Fernando Alonso ao UOL Esporte. “Tínhamos 16 ou 17 corridas quando comecei, mas fazíamos muitos testes, então estávamos correndo quase sempre. No final das contas, talvez éramos até mais ocupados antes. Não é esse o problema, mas sim as viagens, essas corridas seguidas. Vamos para o Japão, depois para os EUA, depois América do Sul, para terminar nos Emirados Árabes. Para mim, isso é demais. É minha opinião, ninguém tem de concordar."

Mas o ponto de vista de Alonso é compartilhado por muitos no paddock, mais pela questão humana do que qualquer outro quesito. Tendo isso em vista, o trabalho do novo chefe da parte técnica, Ross Brawn, será encontrar uma solução junto aos times.

“Eles [do Liberty Media] me perguntaram qual o número de etapas máximo na minha opinião, e disse que antes de tudo tínhamos de equilibrar qualidade e quantidade. Temos de nos certificar de não fazermos mais corridas só para aumentar o número, pois elas têm de ser boas, temos de ir para lugares empolgantes”, defende.

“Também temos de organizar o calendário porque esse equilíbrio de uma corrida a cada duas semanas é ótima para que as equipes possam se organizar, pois 20 ou 21 corridas é algo duro para quem trabalha. Mas os times poderiam ter duas equipes diferentes, o que acredito que é o que a Nascar faz, e então será possível. Mas todos precisam trabalhar juntos para darmos esse passo. Não há motivos para não termos mais corridas, só não dá para fazer isso mantendo a mesma estrutura atual, pois isso acabaria com as equipes.”

Enquanto não surge uma proposta concreta de ampliação do calendário, a Fórmula 1 se prepara para as 20 etapas de 2017, iniciando na Austrália, dia 26 de março. Um mês antes, na Espanha, começam os primeiros testes da pré-temporada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Da Redação
Topo