Topo

Fórmula 1

Hamilton elege Senna como companheiro ideal: "Mas não me daria bem com ele"

AP Photo/Leo Correa
Imagem: AP Photo/Leo Correa

Do UOL, em São Paulo

01/02/2017 14h47

Lewis Hamilton sempre insistiu que nunca escolheu seus companheiros de equipe e que correria contra qualquer um. Tanto, que na hora de escolher seu parceiro ideal de todos os tempos, optou por seu maior ídolo no esporte, Ayrton Senna. Isso, mesmo sem ter certeza de que as personalidades de ambos seriam compatíveis.

"Escolheria Ayrton Senna [como companheiro ideal]", disse o inglês em entrevista ao site oficial da Fórmula 1. "Talvez não nos déssemos bem - na verdade eu não costumo me dar bem com meus companheiros - mas eu escolheria Ayrton porque ele era o melhor."

 

Hamilton tinha nove anos quando o tricampeão brasileiro morreu no GP de San Marino de 1994 e já andava de kart na época, mas sempre declarou ter estudado sobre a carreira do piloto.

O inglês, inclusive, escolheu o GP da Europa de 1993, em Donington Park como seu favorito de todos os tempos. A prova ficou famosa por aquela que é considerada por muitos a "melhor volta da história", em que Senna perdeu posições na largada mas, sob chuva, ultrapassou cinco pilotos para chegar à liderança antes de cruzar a linha de chegada pela primeira vez. O brasileiro venceria aquela prova com ampla vantagem para o segundo colocado. De quebra, Hamilton também optou pelo fim dos anos 1980 como a melhor era da Fórmula 1.

A pista favorita do tricampeão, contudo, sequer faz parte do calendário: Hamilton citou o circuito de rua de Macau como seu predileto, pois "é Mônaco vezes dois". O local sedia uma famosa prova de Fórmula 3 e tem notoriedade pelas curvas estreitas e uma sessão de alta velocidade, que faz com que os carros andem com uma configuração de pressão aerodinâmica bem mais baixa que no Principado.

Fórmula 1