Confira os 5 detalhes que chamam a atenção no novo carro da Williams

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

A Williams surpreendeu e saiu na frente ao mostrar as primeiras imagens computadorizadas de seu carro para 2017, dando alguns indicativos importantes de como será a nova geração de máquinas da Fórmula 1 após as mudanças feitas no regulamento. O objetivo era tornar o visual dos carros mais agressivo, assim como obter uma queda significativa nos tempos de volta.

Confira os 5 pontos que chamam a atenção na nova Williams:

1. Bico feio: havia a esperança de que o novo conjunto de regras motivasse as equipes a adotar um bico mais harmônico. Porém, a Williams continuou com sua solução com duas "pontas" em tamanhos diferentes, usando o texto do regulamento que permite que a última sessão seja mais fina.

2. Entradas de ar pequenas: apesar do regulamento novo dar mais liberdade para o uso do espaço nas entradas de ar dos radiadores, chamou a atenção o tamanho pequeno das aberturas usado pela Williams. Isso, juntamente com a entrada de ar do topo do carro, que é maior que do modelo anterior, aponta para um novo sistema de arrefecimento do motor. Isso chamou muito a atenção porque é a primeira vez em anos que a equipe modifica esta parte do carro.

3. Traseira "magrinha": fala-se na Inglaterra em "tamanho zero", equivalente ao manequim 34 do Brasil, para referir-se a uma carenagem que cobre o motor bastante enxuta. E este é o caso da Williams. Acredita-se que isso tenha relação com o novo sistema de arrefecimento, que traz grandes influências dos últimos carros da Mercedes.

4. Pra inglês ver: como a imagem lançada é digitalizada e da versão mais básica do carro, ainda sem os apêndices aerodinâmicos que começarão a ser testados na pista a partir do final deste mês, acredita-se que o carro será efetivamente diferente, especialmente nas laterais. Afinal, é esperado que as partes laterais, próximas às entradas de ar dos radiadores, sejam muito mais trabalhadas do que o que foi mostrado pela Williams.

5. Asas curvadas: uma reação direta do novo regulamento e que deve ser vista também nos demais carros são as curvas nas asas. A dianteira ganhou um aspecto mais triangular com as novas regras e a traseira é sustentada por pilares curvados, algo que tem relação com os pneus mais largos. Também chama a atenção da altura bem mais elevada do difusor, que deve ser o grande responsável pela geração de pressão aerodinâmica.

A publicação das imagens serviu para a Williams divulgar a data de lançamento de seu carro, sendo a última das equipes a fazê-lo. Confira a lista completa das apresentações:

20/02: Sauber
21/02: Renault
22/02: Force India
23/02: Mercedes
24/02:Ferrari e McLaren
25/02: Williams
26/02: Toro Rosso e Red Bull

Os testes da pré-temporada começam dia 27 de fevereiro, no Circuito da Catalunha, na Espanha. Serão oito dias separados em duas baterias, até 10 de março. A primeira etapa será na Austrália, dia 26 de março.

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