Fórmula 1

Confira os 5 detalhes que chamam a atenção no novo carro da Williams

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

17/02/2017 11h10

A Williams surpreendeu e saiu na frente ao mostrar as primeiras imagens computadorizadas de seu carro para 2017, dando alguns indicativos importantes de como será a nova geração de máquinas da Fórmula 1 após as mudanças feitas no regulamento. O objetivo era tornar o visual dos carros mais agressivo, assim como obter uma queda significativa nos tempos de volta.

Confira os 5 pontos que chamam a atenção na nova Williams:

1. Bico feio: havia a esperança de que o novo conjunto de regras motivasse as equipes a adotar um bico mais harmônico. Porém, a Williams continuou com sua solução com duas “pontas” em tamanhos diferentes, usando o texto do regulamento que permite que a última sessão seja mais fina.

2. Entradas de ar pequenas: apesar do regulamento novo dar mais liberdade para o uso do espaço nas entradas de ar dos radiadores, chamou a atenção o tamanho pequeno das aberturas usado pela Williams. Isso, juntamente com a entrada de ar do topo do carro, que é maior que do modelo anterior, aponta para um novo sistema de arrefecimento do motor. Isso chamou muito a atenção porque é a primeira vez em anos que a equipe modifica esta parte do carro.

3. Traseira “magrinha”: fala-se na Inglaterra em “tamanho zero”, equivalente ao manequim 34 do Brasil, para referir-se a uma carenagem que cobre o motor bastante enxuta. E este é o caso da Williams. Acredita-se que isso tenha relação com o novo sistema de arrefecimento, que traz grandes influências dos últimos carros da Mercedes.

4. Pra inglês ver: como a imagem lançada é digitalizada e da versão mais básica do carro, ainda sem os apêndices aerodinâmicos que começarão a ser testados na pista a partir do final deste mês, acredita-se que o carro será efetivamente diferente, especialmente nas laterais. Afinal, é esperado que as partes laterais, próximas às entradas de ar dos radiadores, sejam muito mais trabalhadas do que o que foi mostrado pela Williams.

5. Asas curvadas: uma reação direta do novo regulamento e que deve ser vista também nos demais carros são as curvas nas asas. A dianteira ganhou um aspecto mais triangular com as novas regras e a traseira é sustentada por pilares curvados, algo que tem relação com os pneus mais largos. Também chama a atenção da altura bem mais elevada do difusor, que deve ser o grande responsável pela geração de pressão aerodinâmica.

A publicação das imagens serviu para a Williams divulgar a data de lançamento de seu carro, sendo a última das equipes a fazê-lo. Confira a lista completa das apresentações:

20/02: Sauber
21/02: Renault
22/02: Force India
23/02: Mercedes
24/02:Ferrari e McLaren
25/02: Williams
26/02: Toro Rosso e Red Bull

Os testes da pré-temporada começam dia 27 de fevereiro, no Circuito da Catalunha, na Espanha. Serão oito dias separados em duas baterias, até 10 de março. A primeira etapa será na Austrália, dia 26 de março.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
UOL Esporte
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
EFE
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Topo