Fórmula 1

Desacreditada, Ferrari lança carro com barbatana e bico 'feio' para 2017

Do UOL, em São Paulo

24/02/2017 05h49

A queda de rendimento do ano passado, o clima que ficou pesado em diversos momentos entre a equipe e sua grande estrela, Sebastian Vettel, a falta de comando de Maurizio Arrivabene e a constante troca de figuras do corpo técnico. Em um cenário pouco favorável, a Ferrari lançou nesta sexta-feira seu carro para a temporada 2017 da Fórmula 1. E a novidade demonstrou que o time está assumindo mais riscos do que vinha fazendo nos últimos anos.

O modelo, denominado SF70-H, foi lançado com dois pontos que já foram vistos em outros modelos revelados até aqui: a volta da barbatana de tubarão, que ajuda a reduzir o ar turbulento na asa traseira - que está mais baixa respeitando as regras que estreiam neste ano - e o bico, também explorando ao máximo as medidas previstas pelo regulamento, com a última porção mais fina.

Porém, o que chamou a atenção foi a solução extrema usada para a chamada região dos sidepods, nas entradas de ar dos radiadores. Este tem sido um dos principais focos de detalhamento aerodinâmico por parte dos engenheiros. Outro ponto que demonstra ousadia é justamente a forma da barbatana, que acaba com uma espécie de segunda asa em T, algo semelhante com o que a própria Mercedes testou na quinta-feira em Silverstone, após lançar seu carro.

Com Vettel e Kimi Raikkonen, o time anda desacreditado até mesmo por Alain Prost, que afirmou recentemente não esperar um grande ano da Scuderia. O tetracampeão lembrou que "quando as regras e os carros mudam bastante, como agora, a Ferrari quase nunca está no topo. É por isso que não acho que a Ferrari e seus pilotos terão chances neste ano."

Mas nem tudo são previsões ruins: para Jacques Villeneuve, o time italiano conta com um trunfo importante: Vettel. "Foi ele quem deu mais voltas com os novos pneus [em testes]. Isso é uma vantagem clara, especialmente no começo da temporada", defendeu o campeão de 1997.

Os testes da pré-temporada começam nesta segunda-feira, no Circuito da Catalunha, na Espanha. Serão duas baterias de quatro dias cada, realizadas nas duas próximas semanas. A primeira prova da temporada será o GP da Austrália, em Melbourne, dia 26 de março.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo