Topo

Fórmula 1

Tem laranja na pintura! Grande incógnita do ano, McLaren retoma tradição

Mclaren  - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Os novos uniformes da Mclaren para 2017
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

24/02/2017 08h03

A McLaren tem motivos para acreditar que pode voltar a figurar entre os grandes após dois anos bastante decepcionantes após o retorno da parceria vencedora com a Honda. Afinal, as mudanças nas regras da Fórmula 1 em 2017 permitiram não só que os japoneses redesenhassem totalmente seu motor, como também que os engenheiros pudessem criar novas soluções aerodinâmicas. Porém, o que mais chamou a atenção no lançamento do MCL32, na fábrica da equipe em Woking, Inglaterra, foi a cor: o time optou pelo retorno de seu laranja tradicional, usado nos anos 1960 e 1970.

"Não foi uma decisão apenas minha", afirmou o CEO Zak Brown. "Houve muitos pedidos dos fãs e decidimos atendê-los."

A cor agradou Fernando Alonso. "É legal ver um pouco da história da McLaren. Mas acho que os carros ficam sexy quando são rápidos, então vamos esperar. Mas, dos carros que vimos na internet nos últimos dias, eu escolho esse!", disse Alonso. "Há muita esperança de que os carros fiquem mais rápidos e que haja mais competição. Mas vamos esperar algumas corridas. É uma boa mudança para a F-1, algo de que precisávamos. Espero que seja um bom ano para a McLaren também."

A mudança da identidade visual não é a única pela qual a equipe passou nos últimos meses, desde a saída de Ron Dennis. O time perdeu Ekrem Sami, chefe executivo do braço de marketing da empresa, o chefe administrativo Dave Redding e o CEP Jost Capito, que ficou apenas alguns meses no cargo.

Além disso, o time decidiu abandonar a dinastia de nomes de carros iniciada por Dennis, os MP4, em referência a sua ex-equipe de Fórmula 3, Project 4, e denominou o modelo deste ano MCL32.

Sem previsões

Mais do que uma mudança externa, contudo, a McLaren busca reverter aos maus resultados do nono lugar de 2015 e o sexto do ano passado. O time terá o estreante Stoffel Vandoorne, que substitui o aposentado Jenson Button, ao lado de Fernando Alonso, que inicia seu último ano do atual contrato com a equipe e já avisou que vai esperar até setembro para decidir sobre seu futuro.

O espanhol não quis não quis fazer previsões sobre o rendimento do carro. “É uma temporada importante para nós. Com este projeto, temos grandes esperanças de que a McLaren vá voltar a vencer. F-1 não é matemática, é um esporte complicado. Não queremos prometer nada para os fãs nem para nós mesmos, apenas continuar trabalhando. Se estamos aqui hoje é porque acreditamos que podemos vencer. A equipe fez um grande trabalho.”

O discurso esteve alinhado com o CEO. "Ano passado não foi bom em relação à história da McLaren, mas foi uma evolução e é isso que precisamos continuar perseguindo. Temos dois dos melhores pilotos do grid e todas as condições de voltar a vencer", disse Brown.

O único que saiu do tom foi o chefe Eric Boullier, que salientou as “soluções inteligentes” que o MCL32 tem e afirmou categoricamente que o time “vai voltar a vencer.”

Os testes da pré-temporada começam nesta segunda-feira, no Circuito da Catalunha, na Espanha. Serão duas baterias de quatro dias cada, realizadas nas duas próximas semanas. A primeira prova da temporada será o GP da Austrália, em Melbourne, dia 26 de março.

Fórmula 1