Fórmula 1

Williams lança oficialmente carro que pode ser o último de Massa na F-1

Do UOL, em São Paulo

25/02/2017 05h10

A Williams terminou a temporada passada com a perspectiva de viver um ano de transição, com a chegada do estreante Lance Stroll ajudando a ampliar o orçamento do time, além de contar com Valtteri Bottas. Poucos meses depois, o time apresenta o FW40, seu carro para o campeonato de 2017, com Felipe Massa no lugar do finlandês, muitas caras novas e ainda mais dinheiro em caixa após a negociação para liberar seu piloto para a Mercedes.

Toda essa movimentação fez com que o piloto brasileiro, que havia se aposentado da Fórmula 1 no final de 2016, ganhasse uma nova chance na categoria, tendo a chance de voltar a guiar com um carro mais próximo ao de seus melhores anos no esporte. Afinal, com as mudanças nas regras, os modelos atuais serão mais rápidos e os pneus devem durar mais.

“Foi difícil dizer não [quando me ofereceram para voltar]. Eu tinha planos de continuar correndo em outra categoria, pois é o que amo fazer. E especialmente a F-1 é o sonho para qualquer piloto. Mas as novas regras, uma grande mudança, também me atraíram: eu gosto de começar um projeto do zero. E foi o mesmo que aconteceu quando eu cheguei aqui, em 2014, e fizemos um grande trabalho”, lembrou o brasileiro, que tem contrato de um ano e deve fazer sua temporada de despedida.

Divulgação/Williams
Carro leva o nome de FW40 para celebrar os 40 anos do time na F-1 Imagem: Divulgação/Williams

Em relação ao carro em si, pouca coisa mudou em relação às imagens computadorizadas divulgadas na semana passada. A barbatana de tubarão na traseira foi adotada como solução para melhorar o fluxo do ar na região, agora que as asas estão mais baixas, e o time não alterou o formato de seu bico. Chama a atenção também a simplicidade do desenho na área das entradas de ar dos radiadores, bem menos trabalhada do que a de rivais, especialmente a Ferrari e a própria asa dianteira também é mais limpa do que a de outros carros já lançados, notadamente a McLaren.

Caras novas
Além das chegadas confirmadas do ex-aerodinamicista da Ferrari Dirk de Beer, e do ex-McLaren, Dave Redding, é esperado que o ex-diretor técnico da Mercedes, Paddy Lowe, comece a trabalhar no time a partir de março.

Mas a estreia mais comentada é a do canadense Lance Stroll, de 18 anos. Apesar de vir credenciado por conquistas em todos os campeonatos por que passou, o piloto convive com a desconfiança devido ao investimento de seu pai, Laurence, empresário do ramo da moda, em sua carreira.

“As pessoas querem saber se eu mereço estar nesta posição. Sou grato pelas chances que eu tive, mas só eu poderia vencer os campeonatos que conquistei; não dá para comprar pontos isso.”

Stroll tem investido pesado na preparação, tendo adquirido um carro de 2014 para testes e alugado pistas do calendário. “Tenho ido todo dia à academia, ao simulador, passando tempo na fábrica. Estou me preparando da melhor forma possível para minha primeira corrida”, disse.

Além disso, nas últimas semanas, o canadense contou com a presença de Massa em seus testes. “Estou animado em ter Felipe como uma espécie de mentor para mim. Claro que somos rivais e um quer bater o outro, mas ao mesmo tempo, ele é um piloto muito respeitado no paddock e joga para a equipe. E exatamente o que você quer: alguém que ajude a equipe, e que não crie problemas internos. É bom ter competitividade e ao mesmo tempo ajudar a equipe da melhor maneira possível.”

Calendário definido
Os testes coletivos da pré-temporada nesta segunda-feira, no Circuito da Catalunha, na Espanha. Serão oito dias de atividades divididos em duas baterias realizadas nas duas próximas semanas, antes dos carros embarcarem para Melbourne, na Austrália, onde será disputada a primeira prova do ano, dia 26 de março.

A Williams já anunciou sua programação para os testes: na primeira semana, Massa anda dia 27.02 e dia 01.03, enquanto Stroll pilota dia 28.02 e 02.03. Já na segunda bateria, o canadense faz os dois primeiros dias e o brasileiro fecha a preparação do time nos dois últimos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Da Redação
Topo