Topo

Fórmula 1

Companheiro de Massa escapa da pista 3 vezes e pode tirar Williams do teste

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/03/2017 12h57

A primeira oportunidade do estreante Lance Stroll andar com seu carro para a temporada de 2017 não está indo como o canadense planejava. Mesmo tendo completado cerca de 8.000km em testes privados feitos antes do início da preparação oficial para o campeonato, o companheiro de Felipe Massa teve três incidentes em dois dias em que esteve na pista da Catalunha, na Espanha.

Com o acidente sofrido na parte da tarde desta quinta-feira, a equipe já admite que pode ter de ficar de fora do último dia de testes, que será realizado nesta quinta-feira. O chefe de engenharia Rod Smeldey, contudo, não quis culpar seu piloto e disse que Stroll foi pego de surpresa pelo comportamento dos pneus, algo que também já fora relatado por Felipe Massa.

"Os dois falaram bastante sobre esses pneus. Eles são bons, mas há um certo momento em que eles se tornam muito complicados", disse Smeldey. "Felipe perdeu o carro no primeiro dia porque ele saiu dessa área em que os pneus geram muita aderência e passaram a não render tanto É algo a que eles estão se adaptando e o Felipe disse que achou bem complicado no primeiro dia. Ouvi que os outros times também estão passando pelo mesmo."

 

No caso do acidente desta quarta-feira, Stroll ainda estava com pneus frios. "Ele estava com muito combustível e o pneu escapou dele. Ele foi uma vítima inocente desse acontecimento. O que deveria ter sido uma perda de controle acabou com uma batida. Acontece. Obviamente ele não tem culpa."

Em seu primeiro dia, nesta terça-feira, uma escapada danificou o assoalho e a asa dianteira do carro. Como a Williams ainda não tem muitas peças de reposição, o time não pôde voltar à pista e perdeu algumas horas em sua preparação. Nesta quarta-feira, Stroll voltou a perder o controle do carro e foi parar na brita em sua última volta na parte da manhã e, à tarde, bateu mais fortemente no muro.

"Esse tipo de coisa acontece no começo", afirmou o piloto de 18 anos na quarta-feira. "Não é ideal, mas acontece com todos. É uma pena porque é uma asa dianteira, mas a Fórmula 1 é assim. Os carros são muito complexos e não dá para errar. Foi só uma pequena rodada e meu teste acabou. Acontece, mas não vai prejudicar minha confiança, eu estava muito confiante e feliz com as voltas que estava fazendo."

Vindo de uma família bilionária, Stroll ganhou fama pelos números impressionantes de sua preparação. Seu pai, magnata da indústria da moda, comprou um Williams de 2014 e contratou vários profissionais da própria equipe e especialistas de motores da Mercedes para acompanhá-lo em testes que passaram por várias pistas do campeonato. A preparação contou, inclusive, com a ajuda de Felipe Massa, que testou com o novo companheiro em Abu Dhabi e no Bahrein no mês passado.

Nesta quinta-feira, Stroll devolve o carro para Massa, que fecha a primeira semana da pré-temporada para a Williams. O canadense terá ainda mais dois dias com o FW40 na semana que vem antes da estreia oficial no GP da Austrália, dia 26 de março.

Fórmula 1