Fórmula 1

F-1 entra na reta final da preparação com grandes devendo e novidades

Reprodução/Twitter
McLaren foi uma das equipes que menos andou na pré-temporada até aqui Imagem: Reprodução/Twitter

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

06/03/2017 10h36

As equipes da Fórmula 1 preparam-se para a segunda e última bateria de testes de pré-temporada nesta semana, no Circuito da Catalunha, na Espanha. Enquanto Mercedes e Ferrari, que comandaram as primeiras sessões, prometem novidades para as atividades que começam nesta terça-feira, McLaren e Williams buscam recuperar o tempo perdido.

O time de Felipe Massa não completou sua programação e chegou a ficar um dia inteiro sem testar devido a incidentes causados pelo novato Lance Stroll, que rodou na terça-feira e bateu na quarta. Com uma falha detectada no chassi, o time não andou na quinta-feira, quando o brasileiro deveria conduzir o teste.

Nesta semana, e com um chassi novo, é Massa quem fará os dois primeiros dias de teste, cabendo a Stroll finalizar a preparação da equipe.

Na McLaren, o fato do time ter usado três motores diferentes ao longo de quatro dias sem que a Honda tenha compreendido a quebra sofrida na terça-feira acendeu a luz amarela. Afinal, a deficiência da unidade de potência foi a marca das últimas duas campanhas do time e os japoneses resolveram modificar totalmente seu projeto para esta temporada.

O chefe Eric Boullier, contudo, prometeu mudanças. “Usamos uma versão de teste na primeira semana e creio que somos uma das poucas equipes do paddock que irá à Austrália com, não diria que é uma especificação B, mas um carro muito alterado.” As mudanças incluem o motor, que será testado nesta semana por Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne.

Mercedes e Ferrari têm mudanças
A Mercedes não foi apenas a equipe que obteve o melhor tempo na primeira bateria de testes, como também foi quem mais andou. Mas os tricampeões mundiais não estão satisfeitos. Ainda que todas as equipes devam ter novidades, é esperado que o time  traga o maior número de melhorias - e os alemães calculam que elas podem gerar, em conjunto com a utilização de configurações mais ousadas de motor, até 2s de ganho no tempo de volta.

Isso significaria que Lewis Hamilton e Valtteri Bottas poderiam andar na casa de 1min17s no Circuito da Catalunha, abaixando consideravelmente a meta do regulamento de 2017, que era de queda de 5s em relação à pole de 2015, ou seja, na casa de 1min19.

Depois de surpreender com bons tempos e alta quilometragem na primeira semana de testes, a Ferrari deve experimentar um novo sistema de injeção em seu motor, que seria inédito no grid. Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen também devem ter novidades aerodinâmicas em seu carro, especialmente no difusor.

Outra novidade será a estreia de Pascal Wehrlein na Sauber. O alemão ficou de fora do primeiro teste porque ainda se recuperava de um acidente sofrido na Corrida dos Campeões, em janeiro, quando lesionou as costas. Liberado pelos médicos, reassumirá seu posto depois que o italiano Antonio Giovinazzi o substituiu no primeiro teste.

Serão quatro dias de preparação, de terça a sexta, com sessões que começam às 8h e terminam às 18h pelo horário local. Depois de uma primeira semana com muitas avaliações de acerto e de pneus, é esperado que as equipes comecem a fazer simulações de classificação e de corrida mais significativas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo