Fórmula 1

Sem Ecclestone, equipes comemoram liberdade dada por nova gestão

Dan Istitene/Getty Images
GP do Canadá renovou seu contrato até 2029 Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

06/03/2017 04h00

Os notícias já começaram a pipocar. “GP do Canadá renova contrato com a F-1 até 2029”, “Rússia se garante no calendário até 2025”, “times comemoram maior liberdade de uso de mídias sociais em teste”. Pelo menos os primeiros sinais após a finalização da venda da categoria para o grupo norte-americano Liberty Media e a consequente saída de Bernie Ecclestone após mais de três décadas no comando são positivos.

As negociações com Canadá, que chegou a ter sua prova ameaçada para este ano devido à não realização de reformas acordadas com Ecclestone, e Rússia, além da já anunciada volta do GP da França após 10 anos longe do campeonato, que vai acontecer em 2018, são sinais importantes para a categoria. Isso porque os organizadores vinham se queixando dos valores cobrados pelo britânico e diziam ter dificuldades em obter lucro com os eventos.

Já a questão da maior liberdade de utilização de imagens durante os testes de pré-temporada foi muito comemorada entre as equipes. Sob o comando de Ecclestone, o uso especialmente de vídeos feitos no paddock e na pista era bastante restrito.

Na semana passada, Lewis Hamilton aproveitou para fazer transmissões ao vivo por meio de seu Instagram de dentro do cockpit da Mercedes, mostrando seu volante, o trabalho dos mecânicos e engenheiros ao seu redor e a colocação de seu cinto de segurança.

O inglês é o piloto com mais seguidores em todas as mídias sociais e está constantemente publicando vídeos. “Na F-1, toda vez que eu postava uma foto ou vídeo, recebia um aviso da FIA ou uma notificação de alguém para tirar do ar. Neste ano espero que eles mudem isso e permitam o uso das mídias sociais, mas é obviamente um meio de comunicação incrível.”

Outro que aproveitou a maior liberdade foi Nico Rosberg. Aposentado das pistas, o atual campeão visitou a ex-equipe e fez registros do trabalho do time. Em um deles, disse: “É muito legal que agora podemos fazer vídeos no pitlane. Obrigado, Liberty Media, é um ótimo começo.”

Ainda não se sabe se a onda de liberdade vai continuar, mas tudo aponta que ela veio para ficar. Sean Bratches, novo chefe de marketing da categoria, usou o próprio Hamilton como exemplo de engajamento nas mídias sociais e disse que esse é o caminho.

"Eu vejo os pilotos como um de nossos ativos mais fortes em termos de comunicação, celebrando sucessos e ampliando controvérsias", disse ele. "E nós podemos realmente ajudá-los a fazer isso", afirmou.

"Existem oportunidades claras nas quais estamos focados para criar novos produtos, com interfaces de usuário e conteúdo de última geração.”

A Fórmula 1 realiza nesta semana seus quatro últimos dias de pré-temporada antes da primeira prova do campeonato, dia 26 de março, na Austrália.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo