Topo

Fórmula 1

Massa encosta no melhor tempo dos testes e coloca Williams na frente

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/03/2017 09h00

Depois de chegar a ficar de fora do último dia de testes da semana passada depois que a Williams encontrou uma falha no chassi em decorrência de uma batida do companheiro Lance Stroll, Felipe Massa marcou o melhor tempo da parte da manhã no Circuito da Catalunha, na Espanha. Com o atraso causado pelo canadense, este é apenas o segundo dia de atividades oficiais do brasileiro em 2017.

A melhor volta de Massa foi obtida com os pneus supermacios e ficou a poucos milésimos do giro mais rápido já registrado com os carros deste ano - o que foi feito por Valtteri Bottas, da Mercedes. O finlandês fez 1min19s705 com os ultramacios na semana passada, enquanto a marca do brasileiro foi de 1min19s726.

No início desta segunda e última bateria de testes da pré-temporada da Fórmula 1, Daniel Ricciardo colocou a Red Bull em segundo. Diferentemente de Massa, o australiano usou os pneus ultramacios, os mais aderentes disponíveis. 

Nesta manhã de terça-feira, as equipes estiveram focadas em simulações com mais combustível e em fazer avaliações das novidades que trazem em seus carros. A Ferrari chegou, inclusive, a usar uma câmera na parte inferior do equipamento de Sebastian Vettel. O alemão terminou em quarto lugar, tendo usado apenas os pneus médios.

Vettel foi superado por Lewis Hamilton, terceiro colocado com a Mercedes. O inglês também se concentrou em saídas mais longas e fez sua melhor marca com os pneus macios.

Depois de conviver com muitos problemas na primeira semana de testes, a McLaren teve uma manhã limpa, com Stoffel Vandoorne ao volante, e terminou em oitavo, com mais de 30 voltas completadas. Já a Renault, que andou bem nos primeiros dias da pré-temporada, passou a maior parte do tempo nos boxes, com problemas.

O início dos quatro dias da segunda bateria de testes marcou ainda a estreia de Pascal Werhlein pela Sauber. O alemão ficara de fora dos primeiros dias de atividades porque se recuperava de acidente sofrido na Corrida dos Campeões, em janeiro. Vindo da Manor, o piloto, que chegou a ser cotado para o lugar de Nico Rosberg na Mercedes, fez o penúltimo tempo.

Os testes desta terça-feira acabam às 18h locais (14h pelo horário de Brasília). Serão quatro dias de atividades nesta semana antes que os carros sejam enviados para Melbourne, na Austrália, onde será realizada a primeira etapa do campeonato, dia 26 de março.

Confira os tempos da manhã da terça-feira no Circuito da Catalunha

1. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 19.726s (63 voltas)
2. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG 1m 19.900s (47)
3. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 20.456s (49)
4. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 21.127s (76)
5. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes 1m 21.247s (59)
6. Kevin Magnussen DIN Haas-Ferrari 1m 21.676s (43)
7. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault 1m 21.965s (45)
8. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 1m 22.698s (34)
9. Pascal Wehrlein ALE Sauber-Ferrari 1m 23.336s (47)
10. Jolyon Palmer ING Renault-Renault 1m 24.790s (15)
 

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!