Topo

Fórmula 1

Com tempo de Massa, Williams já é equipe que mais evoluiu em relação a 2016

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/03/2017 10h32

Os tempos obtidos por Felipe Massa nesta semana nos testes de pré-temporada da Fórmula 1 fazem da Williams a equipe que mais evoluiu em relação ao ano passado, na comparação com as melhores marcas obtidas em 2016 no mesmo Circuito da Catalunha.

A marca de 1min19s420, obtida pelo brasileiro na manhã desta quarta-feira, já é 4s102 mais rápido que o melhor tempo que a Williams conseguiu na última temporada. Com isso, o time inglês foi o primeiro a ser mais de quatro segundos mais veloz do que no ano passado.

Essa queda forte nos tempos de volta é diretamente relacionada à adoção de um novo regulamento neste ano, com o aumento da largura e aderência dos pneus e também dos carros, com a meta de, justamente, superar em 5s os tempos obtidos neste mesmo circuito da Catalunha em 2015. E, mesmo com menos de seis dias de testes realizados, isso já foi alcançado por todas as equipes, com exceção da Toro Rosso.

O crescimento da Williams em relação a 2016, contudo, é o maior de todos, seguido pela Mercedes, que já está 3s712 mais veloz, e a Red Bull, cuja melhor marca foi 3s625 mais rápida que na mesma pista ano passado. Ferrari, Renault e Sauber foram outros times que melhoraram em mais de 3s na comparação com 2016.

A expectativa é de que os tempos caiam ainda mais até o final da pré-temporada, nesta sexta-feira. Com base na avaliação dos setores feitos até agora, Fernando Alonso apostou que os tempos podem cair até a casa de 1min17, mesma linha seguida pelo chefe da Pirelli na F-1, Paul Hembery.

Caso isso aconteça, os carros de 2017 estariam batendo o recorde da pista localizada em Montmeló, próximo a Barcelona, na Espanha. Desde a modificação da última curva, em 2007, a melhor marca obtida foi do próprio Felipe Massa, na época na Ferrari: na pré-temporada de 2008, o brasileiro virou em 1min18s339.
Palco de testes devido à variedade de curvas e ao bom clima, o circuito também é o palco do GP da Espanha e é um dos mais usados pela categoria.
Após o final dos testes, o campeonato começa dia 26 de março, com o GP da Austrália, em Melbourne.

Fórmula 1