Fórmula 1

Relação entre McLaren e Honda chega ao limite: "Tensão máxima", diz chefe

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

08/03/2017 04h00

Cinco unidades de potência utilizadas em cinco dias de testes na pré-temporada. Toda uma programação de desenvolvimento do motor e do chassi atrasada pela perda de tempo de pista. Isso, na terceira chance que a McLaren está dando para sua parceira Honda acertar a mão em seu equipamento.

Não é por acaso que o chefe do time inglês, Eric Boullier, é o primeiro a reconhecer que a relação com os japoneses nunca esteve tão arranhada. Depois de ter dado sinais de evolução ano passado, a Honda entendeu que seu projeto não poderia ter evolução tão grande quanto os rivais e resolveu mudar totalmente sua unidade de potência. Porém, a expectativa de chegar mais perto de Mercedes e Ferrari vem provando ser mais difícil do que o esperado. E, mesmo andando sem forçar o ritmo, a equipe vem sofrendo com quebra atrás de quebra.

Perguntado sobre o nível de tensão atual da relação McLaren-Honda, o chefe Eric Boullier respondeu: “Máximo.” O francês deixou claro que o ambiente da F-1 é assim. “Colocamos o máximo de pressão em nossa relação com a Honda e o mesmo acontece do lado deles. Não podemos errar, precisamos fazer o melhor carro também. Obviamente há muito nas mãos da Honda para que eles investiguem tudo da maneira apropriada, e nós temos de confiar que nossos parceiros vão conseguir e acreditar.”

Após os primeiros problemas com o carro, ainda semana passada, Fernando Alonso já tinha reconhecido que era “frustrante ficar até 1h da manhã se preparando com os engenheiros para aproveitar ao máximo os testes e mal sair dos boxes.”

Trata-se de um discurso bastante diferente das temporadas anteriores. Em 2015, no início da parceria, tanto os chefes, quanto os pilotos falavam em ir progressivamente escalando o pelotão, em um projeto que demoraria três anos para chegar a pódios e vitórias. Porém, com o prazo se esgotando, a pressão em cima dos japoneses é clara.

Sem saída

Na última  terça-feira, Stoffel Vandoorne chegou a dar 80 voltas, mas só apenas depois de trocar seu motor e, ainda assim, viu rivais de Williams e Ferrari andarem mais que o dobro. Isso é particularmente preocupante em um ano no qual o limite de unidades de potência por piloto cai de cinco para quatro.

Ainda assim, a McLaren ainda titubeia em falar sobre mudar de parceiro. Afinal, a relação de 20 anos com a Mercedes não acabou bem, a Ferrari dificilmente forneceria motores a uma equipe com poderio financeiro suficiente para batê-la e a Renault encontraria a resistência da cliente Red Bull.

Sabendo disso, Boullier afirmou que a equipe “tem um contrato em vigor e normalmente os casamentos durante sete anos, e não três! Nem pensamos [em acabar com a parceria]. Nosso contrato é sólido, de longo prazo.”

Nesta quarta-feira, Alonso retorna ao cockpit para o antepenúltimo dia de testes da pré-temporada. O campeonato começa com o GP da Austrália, dia 26 de março.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo