Topo

Fórmula 1

Depois de bronca de Alonso, Honda reage. Mas ainda perde 12km/h nas retas

McLaren voltou a ter problemas de motor nesta quinta-feira - Dan Istitene/Getty Images
McLaren voltou a ter problemas de motor nesta quinta-feira Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/03/2017 14h59

Depois de ser cobrada publicamente e de forma veemente por Fernando Alonso na última quarta-feira, a Honda deu sinais de melhora no penúltimo dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1.

Encarregado dos testes da McLaren nesta quinta-feira, Stoffel Vandoorne não se livrou totalmente dos problemas e chegou a causar uma bandeira vermelha, completando menos de 50 voltas no dia - o líder Sebastian Vettel, da Ferrari, por exemplo, superou as 150 - porém os japoneses conseguiram andar com um nível de potência superior.

No dia da reclamação de Alonso, a velocidade máxima registrada pela McLaren foi 26.4km/h mais lenta que a maior do dia. Hoje, o número baixou para 12.1km/h.

Revoltado com as dificuldades enfrentadas até aqui nos testes, Alonso deixou claro sua insatisfação com o rendimento de seu equipamento.

"Vamos para a Austrália sem estarmos preparados como o resto dos competidores. Na equipe, todos estamos prontos para vencer, menos a Honda", disse. "Estou dando o máximo nas curvas e curtindo. O carro está bem equilibrado e pronto, mas perdemos 30km/h nas retas."

O espanhol ganhou o apoio até mesmo de seu chefe, Eric Boullier. “Ele começou a perder a paciência? É claro que sim, assim como eu. Mas temos que seguir sendo profissionais”, disse.

O diretor executivo Zak Brown, por sua vez, adotou um tom mais conciliador e assegurou o futuro da parceria com a Honda. “Temos um contrato de longa duração. Vencemos vários campeonatos com eles [nos anos 80 e 90], eles têm as pessoas certas, nós temos as pessoas certas, e vamos trabalhar nisso juntos”, afirmou à Sky Sports.

Perguntado se a McLaren honraria o contrato que, especula-se, vai até 2024 com a Honda, Brown disse que “é isso que a McLaren vai fazer.”

O dirigente reconheceu que o momento não é fácil, mas não quis falar em crise. “Temos problemas, está claro que temos problemas, mas a palavra crise é um pouco forte.”

A temporada de 2017 é a terceira após o retorno da Honda à F-1. Mesmo tendo renovado completamente sua unidade de potência para este ano, os japoneses ainda não conseguiram eliminar os problemas de confiabilidade e de falta de potência que vêm atrapalhando o rendimento da McLaren nos últimos dois anos.

Nesta sexta-feira, será realizado o último dia de testes da pré-temporada, na Espanha. Os carros seguem, então, para a Austrália, onde será disputada a primeira etapa do ano, dia 26 de março.

Fórmula 1