Topo

Fórmula 1

Vettel mostra força da Ferrari e faz o tempo mais rápido da pré-temporada

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/03/2017 08h59

Sebastian Vettel superou o melhor tempo obtido na pré-temporada em 2017 e fez 1min19s024 na manhã do penúltimo dia de testes no Circuito da Catalunha, na Espanha. A marca é 286 milésimos melhor que a obtida por Valtteri Bottas, da Mercedes, na quarta-feira.

Vettel já havia impressionado ao andar muito próximo do tempo de Bottas - a quatro milésimos - mesmo usando os pneus macios e, quando colocou os ultramacios, mesmo composto usado pelo finlandês, abaixou ainda mais sua marca. Porém, chamou a atenção que o alemão tirou o pé do acelerador assim que cruzou a linha de chegada, o que pode indicar que a Ferrari tinha muito pouco combustível.

Além dos tempos voadores, Vettel completou mais voltas nesta manhã do que Raikkonen em toda a quarta-feira. O finlandês teve problemas elétricos no carro pela manhã e bateu à tarde.

A manhã foi toda do alemão, que também fez uma sequência forte com os pneus médios, com tempos melhores do que Hamilton obteve, ainda que não se saiba o nível de combustível que ambos usavam. Estima-se que cada 10kg a mais de combustível resulte em 0s4 por volta no Circuito da Catalunha.

O inglês foi o segundo colocado. Após ter focado a maior parte da manhã em saídas com o composto médio, seus tempos começaram a baixar nos últimos minutos da sessão e o tricampeão fez sua marca mais rápida dos testes até aqui, com 1min19s352, com os pneus ultramacios.

Na McLaren, após Fernando Alonso cobrar fortemente uma reação da Honda, o time decidiu cancelar uma coletiva de imprensa do chefe Eric Boullier e do comandante da operação dos japoneses na F-1, Yusuke Hasegawa, programada para hoje. Na pista, o belga Stoffel Vandoorne deu pouco mais de 30 voltas e terminou em sétimo, a dois segundos do tempo da Ferrari, mesmo usando pneus ultramacios. O belga chegou a causar uma breve bandeira vermelha ao parar no final do pitlane e ter de ser recuperado por seus mecânicos. Vandoorne chegou a retornar brevemente à pista antes de parar novamente, encerrando a sessão matutina.

Apesar dos tempos altos, que colocaram a Williams de Lance Stroll em último, as 85 voltas feitas apenas nas cinco primeiras horas de teste impressionaram. Felipe Massa assume o cockpit da Williams na parte da tarde. O brasileiro tem feito uma boa pré-temporada até aqui, liderando e chegando a dar 168 voltas na terça-feira e ficando em segundo, bem perto da Mercedes, na quarta-feira.

Os pilotos voltam à pista para a sessão da parte da tarde no penúltimo dia de testes da pré-temporada. O campeonato começa com o GP da Austrália, dia 26 de março, em Melbourne.

Confira os tempos da manhã da quinta-feira em Barcelona
1 - Sebastian Vettel (ALE) - Ferrari - 1min19s024 (60 voltas)
2 - Lewis Hamilton (ING) - Mercedes - 1min19s352 (51 voltas)
3 - Esteban Ocon (FRA) - Force India - 1min20s161 (51 voltas)
4 - Daniil Kvyat (RUS) - Toro Rosso - 1min20s416 (33 voltas)
5 - Daniel Ricciardo (AUS) - Red Bull - 1min20s824 (41 voltas)
6 - Kevin Magnussen (DIN) - Haas - 1min20s863 (44 voltas)
7 - Stoffel Vandoorne (BEL) - McLaren - 1min21s348 (32 voltas)
8 - Jolyon Palmer (ING) - Renault - 1min22s418 (31 voltas)
9 - Marcus Ericsson (SUE) - Sauber - 1min23s330 (88 voltas)
10 - Lance Stroll (CAN) - Williams - 1min24s863 (85 voltas)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!