Fórmula 1

Mais competição e menos ultrapassagens: as pistas sobre a temporada da F-1

Dan Istitene/Getty Images
Hamilton apontou a Ferrari como favorita para 2017 Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

13/03/2017 04h00

“São apenas testes, só vamos saber quem está na frente de quem na classificação do GP da Austrália”. A frase mais repetida durante os oito dias da pré-temporada da Fórmula 1 tem seu fundo de verdade: afinal, além da maioria das equipes levar novas peças já para a primeira etapa do campeonato, que será realizada dia 26 de março, são diversas as variáveis que influem nos tempos de volta e cada time está mais preocupado em seu próprio programa do que em medir forças com os rivais.

No entanto, os testes realizados nas últimas duas semanas já começaram a dar dicas de como serão os 20 GPs do ano.

5 pistas que a pré-temporada da F-1 deu sobre 2017

1. Competição mais acirrada: Com um carro ousado, a Ferrari comandou os testes da pré-temporada. Isso por si só não garante que a Mercedes, focada mais na preparação para as corridas durante os testes, não esteja forte também, mas ficou claro que Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen estão bastante satisfeitos com o equilíbrio do carro. E Lewis Hamilton ainda colocou a Red Bull também no páreo: “Tenho certeza que eles não usaram o pacote aerodinâmico que terão em Melbourne”, alertou.

2. Trintões em vantagem: O fato de poderem forçar mais o ritmo agradou a todos os pilotos, mas especialmente àqueles que têm experiência com carros mais velozes, de 10, 12 anos atrás, como Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Felipe Massa. “Você não precisa guiar como uma vovó como acontecia em muitas corridas do ano passado. O pneu aceita muito mais, o carro aceita muito mais. É o que eu prefiro”, elogiou o brasileiro.

3. Ultrapassagens mais difíceis: Vários pilotos relataram terem sentido mais dificuldade em seguir um carro de perto, fruto da maior pressão aerodinâmica produzida pelos novos carros. Isso pode interferir negativamente no número de ultrapassagens, como salientou Hamilton. “Precisávamos de menos pressão aerodinâmica e mais aderência mecânica e as novas regras vão na direção contrária. Então diria para as pessoas não ficarem muito ansiosas para ver mais disputas.”

4. Menos interferência dos pneus: Além dos pneus de 2017 serem mais largos, outra mudança pedida foi o aumento de sua durabilidade. E pelo que foi visto nos testes, agora os pilotos terão de se preocupar menos em poupar a borracha durante corridas que devem ter, em sua maioria, apenas uma parada. Dados sugerem que a perda de tempo em 20 voltas é de 1 a 1s5 no tempo/volta. Ano passado, podia chegar a 5s.

5. Mais quebras: Ficou claro durante os testes que todas as quatro fabricantes de motores mudaram muito suas unidades de potência e especialmente os times equipados com os Renault - a equipe de fábrica, Toro Rosso e Red Bull - e a Honda, com a McLaren, sofreram. Com o Mercedes, a Force India também teve de fazer várias alterações em seu carro. Ao mesmo tempo, a pressão para diminuir as quebras é grande, uma vez que cada piloto só terá direito a quatro unidades de potência ao longo das 20 provas.

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