Fórmula 1

Ferrari encontra brecha nas regras e deixa rivais curiosos com carro novo

Divulgação
Região da entrada de ar dos radiadores chama a atenção no SF70-H Imagem: Divulgação

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

14/03/2017 04h00

A Ferrari não apenas foi a dona dos melhores tempos da pré-temporada, como também foi considerada por Lewis Hamilton, da Mercedes, como a favorita para o início do campeonato, na Austrália, dia 26 de março. Mas não é apenas o inglês que está impressionado com o carro de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen: há um detalhe no SF70-H que vem intrigando até o renomado projetista da Red Bull, Adrian Newey.

A cada mudança de regulamento, como aquela pela qual a Fórmula 1 passa atualmente, as equipes buscam uma interpretação inteligente do texto da regra, tentando encontrar uma brecha e, assim, ganhar vantagem em relação aos adversários.

E, ao que parece, quem encontrou essa brecha desta vez foi o time italiano: as novas regras determinam uma angulação de 75 graus na abertura lateral para as entradas de ar do radiador, região chamada de sidepod. Esta alteração no regulamento foi feita meramente por questões estéticas, assim como ocorreu com a asa dianteira. No entanto, para os engenheiros, o ideal em termos de fluxo de ar seria um ângulo de 90º.

Desde o lançamento do SF70-H, justamente a região dos sidepods chama a atenção. Tudo leva a crer que o projetista Simone Resta - estreante no cargo - e seu grupo conseguiram manter o ângulo nos desejados 90º ao mesmo tempo em que instalaram apêndices aerodinâmicos mais à frente, dentro da regra dos 75º.

A região dos sidepods é uma das mais trabalhadas em todos os carros deste ano, demonstrando sua importância para o rendimento geral no carro. Desde o lançamento da Ferrari, o projetista da Red Bull, Adrian Newey, conhecido por estar na vanguarda das soluções aerodinâmicas, vem se dizendo curioso para entender o projeto.

Pelo menos nos testes, o carro andou bem, ainda que não seja possível saber sob quais condições todas as equipes testaram. Kimi Raikkonen fechou os oito dias de preparação como o dono do melhor tempo para o Circuito da Catalunha, com 1min18s634. O rival mais próximo foi Valtteri Bottas, da Mercedes, com 1min19s310.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo