Fórmula 1

Williams chega aos 40 com 'corpinho de 20'. Saiba por que time pode ir bem

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Melbourne (AUS)

25/03/2017 04h00

Há quatro anos, a Williams começava sua pior temporada da história. O time marcaria apenas cinco pontos em 2013 e vivia cada vez mais um papel de coadjuvante. Os dias em que o time fora imbatível, entre o final dos anos 1980 e o começo dos 1990 tinham ficado para trás e muitos criticavam a postura de Frank Williams de manter-se como independente enquanto a maioria buscava se associar a grandes montadoras.

A troca do motor Renault para o Mercedes no final daquele ano, contudo, mudou os rumos do time, que voltou aos pódios no ano seguinte. O sucesso trouxe consigo mais investimento e ambição nos anos seguintes, mas a queda gradual do rendimento de lá para cá mostrou que era preciso mais para voltar andar mais próxima aos grandes, beliscar pódios em 2017 - e sonhar com voos mais altos a médio prazo.

Em 2017, ano em que comemora seu 40º aniversário, a Williams parece ter voltado aos trilhos para passar do meio do pelotão para a briga em um nível mais acima. O investimento da família do novato Lance Stroll e a chegada de Paddy Lowe, ex-diretor técnico da Mercedes, e do aerodinamicista Dirk De Beer, ex-Ferrari, são bons indicativos para a futuro da equipe.

Tanto, que Felipe Massa já sentiu a diferença em relação à última temporada. “Acho que o que a Williams fez, as pessoas que a equipe contratou e o projeto técnico é algo muito interessante”, disse ao UOL Esporte.

Desenvolvimento precisa melhorar

A melhora técnica vem em uma boa hora. Afinal, com o novo regulamento, a evolução dos carros promete ser mais acelerada e foi sido justamente esse o problema da equipe nas últimas duas temporadas.

“O desenvolvimento do carro será mais importante do que nos últimos anos, porque as regras não estão claras para todo mundo e ter ideias diferentes pode fazer muita diferença ao longo do campeonato. Não só isso, como também conseguir desenvolver peças no túnel de vento e conseguir colocá-las rapidamente no carro, o que também era algo que estava bem difícil para a gente nos últimos anos. Tem muita coisa para melhorar”, avaliou o piloto.

Receita vencedora da Mercedes

A grande fonte de esperança da Williams em 2017 é Lowe, ainda que Massa não o enxergue como um salvador da pátria. “É lógico que não é só uma pessoa chegar que vai mudar tudo, mas sem dúvida as coisas estão acontecendo para ter um modo de trabalho e uma qualidade apropriada no desenvolvimento”, explicou o brasileiro.

A aposta de Lowe é ir alimentando o orçamento da equipe com resultados. “Acho que todos sabemos sobre a diferença de orçamento entre as equipes e isso é uma dificuldade que ninguém nega. O desafio aqui é fazer o máximo possível com o que temos e, paralelamente, tentar aumentar o orçamento. O esporte sempre foi assim: você tenta ir bem para ter fundos para melhorar ainda mais para o ano seguinte e tenta entrar em um círculo virtuoso”, disse.

Para isso, contudo, o engenheiro não pretende investir em contratações a curto prazo. E espera empregar o que foi feito na Mercedes para atingir três campeonatos seguidos. “As pessoas me perguntaram várias vezes qual era o segredo da Mercedes e sempre foi difícil definir. Talvez a melhor resposta seja trabalho em equipe.”

No time alemão, Lowe ficou entre 2013 e 2016, entrando depois que Ross Brawn tinha estruturado a equipe e continuando o trabalho do hoje chefão da F-1. Resta saber o que ele pode fazer em um time com menos da metade do orçamento dos tricampeões.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Topo