Fórmula 1

Rivalidade acirrada e corrida 'travada': as 5 lições do 1º GP da temporada

Reuters
Imagem: Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Melbourne (AUS)

27/03/2017 04h00

A vitória de Sebastian Vettel, da Ferrari, na abertura da temporada de 2017 da Fórmula 1 por si só é um indicativo de que a categoria está diferente neste ano. Afinal, desde setembro de 2015 o time italiano não chegava ao lugar mais alto do pódio. Mas o GP da Austrália também mostrou um lado negativo das novas regras adotadas neste ano, com apenas cinco ultrapassagens feitas durante a prova.

Quais as 5 lições da abertura da temporada da F-1?

1. Mercedes tem um rival à altura: A conquista da Ferrari  em Melbourne esteve longe de ser uma coincidência. Apesar de ter sido mais lento na classificação, o time italiano teve um ritmo ligeiramente melhor durante a corrida, especialmente no final da vida útil dos pneus, levando a crer que o carro conserva melhor a borracha. No entanto, como há diferenças significativas entre os carros, é esperado a vantagem da Ferrari ou da Mercedes vá se alternando ao longo do ano.

2. Ultrapassagens estão mais difíceis: O GP da Austrália não costuma ser dos mais movimentados do ano, devido à natureza da pista, mas ainda assim ficou claro que será mais difícil ultrapassar neste ano. Que o diga Hamilton, que foi superado por Vettel justamente ao perder tempo atrás de Max Verstappen. Isso é fruto da combinação de pneus mais duráveis e o aumento da pressão aerodinâmica.

3. Diferença entre as equipes aumentou: As mudanças de regulamento geralmente evidenciam o poderio econômico e a melhor organização das equipes grandes, e isso ficou claro após a prova da Austrália. O sétimo colocado, Sergio Perez, levou uma volta do líder e as três melhores equipes - Mercedes, Ferrari e Red Bull, que vem um pouco atrás - mostraram um ritmo muito superior.

4. Williams está em terra de ninguém: Felipe Massa passou a prova inteira correndo sozinho. Afinal, o brasileiro não tinha ritmo para ameaçar os carros da frente - chegou em sexto, mais de 50s atrás do quinto, Verstappen - e também não precisava se preocupar com quem vinha atrás. Não que a equipe não tenha com que se preocupar: o estreante Lance Stroll demonstrou que ainda está imaturo, batendo nos treinos livres e tendo um ritmo muito pior que Massa.

5. Carros estão bem mais rápidos: Na Austrália, os novos carros não atingiram a sua meta de serem 5s mais rápidos em relação à pole de 2015, mas Hamilton foi 4s139 melhor. Apesar de Felipe Massa ter afirmado que esperava mais já em Melbourne, a tendência é que, com o desenvolvimento dos carros, eles batam com mais facilidade as metas ao longo da temporada.

Com a vitória, Vettel lidera o campeonato pela primeira vez desde que foi tetracampeão em 2013, Com Lewis Hamilton em segundo e Valtteri Bottas em terceiro. A segunda etapa da temporada será disputada em duas semanas, na China.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo