Fórmula 1

Massa revela que carros novos exigem mais do físico, mas são mais fáceis

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

31/03/2017 04h00

É só pedir para qualquer piloto comentar sobre como é pilotar os carros novos do Mundial de Fórmula 1 que eles logo abrem um sorriso de orelha a orelha. Afinal, com o aumento da pressão aerodinâmica e a adoção de pneus mais duráveis, resultado de um regulamento que busca a queda de 5s no tempo de volta em relação a 2015, todos dizem que está muito mais divertido pilotar.

Mas essa maior diversão não quer dizer especificamente mais dificuldade. Para ser mais veloz, o carro ficou mais aderente, tanto aerodinamicamente quanto mecanicamente, e, com isso, é mais estável do que nos últimos anos, como explicou Felipe Massa ao UOL Esporte.

“Em termos de pilotagem, sem dúvida é mais fácil porque você tem mais aderência. Mas o limite continua sendo o limite”, define o piloto.

A grande dificuldade agora é ficar perto desse limite o tempo todo, principalmente pela demanda física que isso gera. Romain Grosjean, da Haas, revelou que em algumas curvas a cabeça do piloto recebe uma força equivalente a oito vezes a força da gravidade. Com os carros do ano passado, esse número raramente chegava a cinco.

“As corridas vão ser mais rápidas: você vai pilotar no limite o tempo todo. Lógico que o pneu vai degradar e você precisa compreender isso, mas pilotando mais rápido o tempo todo faz com que as corridas sejam mais duras fisicamente. E andando no limite a chance de errar existe”, ponderou Massa.

“A dificuldade sempre está lá, mas esses carros são mais estáveis. Com o carro do ano passado, você andava deslizando bem mais.”

Após a primeira prova da temporada, na Austrália, alguns pilotos relataram que está mais difícil se recuperar de um erro, especialmente com se perde a aderência na parte traseira, que recebeu a maior parte da pressão aerodinâmica adicional neste ano.

Sebastian Vettel, da Ferrari, venceu a etapa de abertura, em Melbourne, Austrália. Dia 9 de abril será realizada a segunda corrida do ano, na China.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo