Topo

Fórmula 1

Massa: "Não sei se andará mais que Hamilton, mas Bottas fará bom trabalho"

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Xangai (CHI)

04/04/2017 04h00

Se há alguém no paddock que sabe do que Valtteri Bottas é capaz, é Felipe Massa. Afinal das quatro temporadas já disputadas pelo finlandês, o brasileiro foi seu companheiro em três delas - e em todas as ocasiões terminou o ano atrás do ex-piloto da Williams.

Massa defende que Bottas fará um campeonato competente na Mercedes, mesmo atuando contra um tricampeão do mundo e com a pressão de ter de mostrar serviço com apenas um ano de contrato.

“Ele vai fazer um ótimo trabalho na Mercedes, sem dúvida. Ele tem o talento, então mesmo sendo um carro completamente diferente daquele com que corremos nos últimos anos, ele já mostrou que tem qualidade”, disse o brasileiro ao UOL Esporte.

O piloto da Williams destacou, no entanto, que qualquer um teria dificuldades em superar Hamilton, cujos números já o colocam entre os três melhores da história da F-1.

“Lógico que, se me perguntar se ele pode andar mais que o Hamilton, temos que lembrar que o Lewis é um piloto top em todos os aspectos, então ninguém sabe dizer se o Valtteri pode andar mais que ele. Mas que ele vai fazer um bom trabalho, isso ele vai.”

Trabalho foi a palavra mais utilizada por Bottas durante seu final de semana de estreia na Mercedes em Melbourne. O finlandês alternou momentos em que teve um ritmo muito semelhante ao de Hamilton a outros nos quais teve dificuldades. E disse ao UOL Esporte que já sabe onde precisa melhorar;

“Há muitas coisas nas quais eu preciso trabalhar. Acho que o ritmo de corrida foi bom - só com os pneus ultramacios que não senti que o equilíbrio estava correto. Porém, especialmente com esses carros e com as ultrapassagens sendo tão difíceis, acho que a classificação será a chave.”

Ao longo do treino classificatório na Austrália, Bottas chegou a ser um pouco mais rápido que Hamilton, mas não foi bem em sua tentativa final e terminou 0s293 atrás.

“Acho que estamos muito próximos. Algumas voltas durante a classificação foram idênticas, só não consegui acertar a última. Sei os motivos e vou trabalhar em cima disso.”

Mesmo que o próprio Bottas não tenha ficado 100% feliz com sua estreia, seu desempenho e estilo de trabalho foram elogiados pelo chefe da Mercedes, Toto Wolff

“Fiquei muito impressionado com Valtteri ao longo do fim de semana [na Austrália]. Esteve sob muita pressão, assumindo na Mercedes no carro de Nico e pilotou muito bem”, elogiou. “Ele é muito focado e esse é um de seus pontos fortes. Acho que não há dúvidas de que ele é capaz de conduzir o carro rápido, agora é uma questão de ligar os pontos, aprender e desenvolver”.

A próxima chance de Bottas medir forças diante de Hamilton será na segunda etapa do campeonato, na China, neste final de semana.As atividades para o GP da China começam com os treinos livres às 23h da quinta-feira pelo horário de Brasília, e a segunda sessão às 3h da sexta. O terceiro treino começará à 1h do sábado e o treino oficial será disputado a partir das 4h. Na madrugada do domingo, a corrida começa às 3h.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!