Topo

Fórmula 1

"Agentes secretos", fãs chineses roubam a cena. E fazem Massa comprar mala

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Xangai (China)

06/04/2017 08h37

Se há um motivo pelo qual o GP da China é diferente de qualquer outro do calendário da Fórmula 1, é por causa deles: os fãs locais têm uma maneira tão particular de acompanhar seus pilotos prediletos que Lewis Hamilton até os comparou com “agentes secretos”.

Isso porque o inglês decidiu chegar bem antes da corrida neste ano, cujas sessões de treinos livres começam na noite desta quinta-feira pelo horário de Brasília e se surpreendeu com a recepção. O piloto da Mercedes visitou Pequim e Chengdu logo após o GP da Austrália e se surpreendeu com a presença de fãs por todo o seu percurso na China.

“Não sei como eles ficam sabendo dos meus horários de voo. Nem eu sei essas coisas! Eles sabem em qual voo estou, que horas vou chegar, e alguns deles até comprar o mesmo voo! Eles são como agentes secretos”,  brincou o piloto.

“É muito legal chegar aqui, não há nenhum outro país em que sou recebido dessa maneira. Eles até estavam em Pequim quando eu cheguei e fiquei pensando ‘como eles sabiam que eu estava vindo para cá?’. Eles acabam servindo como seguranças porque eles ficam me seguindo o tempo todo, acenando para o vidro do carro. Eles estão em contato um com o outro, trabalham juntos. É incrível. Não importa o qual mal eu esteja, certamente eles fazem uma grande diferença.”

Outro piloto bastante querido pelo público é Felipe Massa, que afirmou até vir preparado para as dezenas de presentes que sempre recebe em Xangai.

“A Fórmula 1 ganha bastante com o público daqui. Eles são bem próximos, tentam fazer parte de sua vida, de sua família. Sempre quando eu venho aqui, ou eu tenho que trazer uma mala extra, ou comprar aqui de tanto presente que eu recebo. Quando eu saio do hotel, eles estão lá, quando eu volto, eles continuam lá!”, contou o piloto ao UOL Esporte.

“São sempre presentes legais. Eles fazem muitos quadros com fotos que pegam, por exemplo, da minha família. Também ganhei pirulito chinês para dar ao Felipinho. É incrível receber isso e entender o carinho que eles têm pela gente.”

E não são apenas os pilotos mais conhecidos do grid que são homenageados. Fazendo sua terceira temporada na Fórmula 1, o espanhol Carlos Sainz revelou ao UOL Esporte que também recebeu muitos presentes.

“Ganhei várias capinhas de celular com meu nome, meu número e até umas fotos de pimenta. Eu curti muito porque você realmente consegue sentir o entusiasmo dos torcedores.”

As atividades para o GP da China começam com os treinos livres às 23h desta quinta-feira pelo horário de Brasília, e a segunda sessão às 3h da sexta. O terceiro treino começará à 1h do sábado e o treino oficial será disputado a partir das 4h. Na madrugada do domingo, a corrida começa às 3h.

Fórmula 1