Fórmula 1

Chuva promete virar protagonista no GP da China: quem perde e quem ganha?

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Xangai (China)

07/04/2017 03h24

O final de semana da segunda etapa do campeonato de Fórmula 1, na China, começou com chuva e muita neblina nos primeiros treinos livres, praticamente impedindo que os pilotos rodassem nesta sexta-feira. E a expectativa é de que a água caia até com mais força no domingo e se torne uma das protagonistas da prova em Xangai.

Enquanto alguns comemoram, pelo menos em princípio, esta não é uma boa notícia para a Williams. Afinal, o time não participou do teste com pista molhada promovido pela Pirelli na pré-temporada depois que Lance Stroll bateu no dia anterior e danificou o chassi, impedindo que Felipe Massa, escalado para o teste, fosse à pista.

O teste foi importante não apenas para que as equipes compreendessem o comportamento dos novos carros na chuva, como também serviu como único teste dos novos pneus de chuva fornecidos pela Pirelli em 2017.

“Esta é uma pista mais parecida com Barcelona do que foi a Austrália, mas talvez seja uma corrida completamente diferente por causa da chuva. Se chover, será minha primeira vez pilotando com estes pneus na chuva, então preciso ter os pés no chão e tentar aprender o máximo que puder. É sempre melhor testar e nós não o fizemos. Além de ser novidade  para mim, também é para os engenheiros.”

Uma equipe que andou bem no molhado nos últimos anos foi a Red Bull, pois tradicionalmente tem um carro que produz mais pressão aerodinâmica e fica mais “colado” no chão, o que ajuda em condições de menos aderência, como com pista molhada.

Pensando nisso e nas características do circuito, Max Vesrtappen disse que a equipe espera estar mais próxima dos líderes do que na Austrália, quando perdeu, em média, meio segundo por volta. “Esperamos estar um pouco mais próximos, mas o quanto, não sabemos”, disse o holandês.

Porém, como Massa lembrou, a vantagem da Red Bull na chuva já não deve ser tão grande. “Isso porque agora, com o novo regulamento, todos os carros têm mais pressão aerodinâmica.”

Isso inclui a Williams, pelo menos nas primeiras avaliações feitas pelo piloto brasileiro. O time sofreu muito no molhado nos últimos anos, mas Massa prevê um cenário diferente nesta temporada.

“Realmente espero que possamos ser mais competitivos na chuva em relação aos últimos três anos. A sensação que eu tenho é que esse carro tem uma frente bem mais presa e, se for assim, podemos ser melhores na chuva.”

Além da questão do equipamento, tem piloto de equipe menos competitiva fazendo dança da chuva para poder surpreender no domingo, como é o caso de Nico Hulkenberg, cuja única pole na carreira foi feita justamente sob chuva, no GP do Brasil de 2010.

“Não me importaria nem um pouco se chovesse. Pessoalmente, gosto de corridas na chuva porque elas são mais desafiadoras para os pilotos, você pode fazer mais diferença. Ao mesmo tempo, é mais arriscado porque é só cometer um único erro e já está fora da corrida.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo