Fórmula 1

Equipe de 'babás' e investimento pesado: a vida de Stroll na F-1

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL. em Xangai (China)

07/04/2017 03h13

Lance Stroll tem uma conversa animada com dois dos membros de seu staff quando chega um de seus fisioterapeutas com um colete térmico e instrui que o piloto o coloque por baixo de seu casaco. Afinal, faz frio em Xangai, palco da segunda etapa do campeonato.

David Whiteman, o fisioterapeuta em questão, é um dos pelo menos sete profissionais que têm acompanhado o piloto canadense nas duas primeiras provas do ano, naquela que já pode ser considerada a estreia mais cara da história de uma categoria. Isso porque o pai do piloto, o bilionário do setor da moda Lawrence Stroll, não mede esforços financeiros para se certificar de que seu filho, de 18 anos, tenha o melhor respaldo possível para iniciar sua carreira na Fórmula 1.

O envolvimento do empresário, inclusive, gerou uma situação inédita na categoria: o pai do companheiro de Felipe Massa exigiu ter acesso, em tempo real, a toda a telemetria da equipe já na primeira etapa do campeonato, como apurou o UOL Esporte.

As notícias que cercam os primeiros passos do canadense não param de impressionar: mesmo antes da largada de sua primeira prova, na Austrália, Stroll já tinha feito testes privados em cerca de metade das provas da temporada, andando em lugares em que tais sessões são menos raras, como em Silverstone, assim como em locais nos quais isso nunca havia sido feito, como em Austin, nos Estados Unidos. Para tanto, seu pai comprou um modelo de 2014 da Williams, mandou preparar motores na Mercedes e contratou uma equipe completa de mecânicos e, inclusive, pagou Valtteri Bottas, no final do ano passado, e Felipe Massa, no início de 2017, para testar junto do filho e servir como parâmetro.

Mesmo na fábrica da Williams o poder financeiro já é sentido desde o ano passado, quando os Stroll trouxeram um simulador de última geração para a equipe. Nos testes de pré-temporada, todas as peças novas eram enviadas a Barcelona no jatinho particular do bilionário.

Além da parte técnica, existe a preocupação com a imagem do piloto canadense. Assim, um dos rostos novos na Williams neste ano é Ann Bradshaw, uma das mais experientes assessoras de imprensa do paddock da Fórmula 1. A britânica está envolvida no automobilismo desde a década de 1970 e se tornou uma das pioneiras ao começar a trabalhar na Williams, em 1985, junto com Tom Jardine, então na Lotus. Nos últimos anos, Bradshaw desempenhava papéis na FIA antes de ser contratada a peso de ouro para trabalhar com Stroll.

Todo o esforço, pelo menos por enquanto, não tem gerado efeitos práticos na pista: depois de bater no último treino livre antes da classificação em Melbourne, o piloto foi 2s mais lento que Massa no treino que definiu o grid na Austrália. Na China, até o momento, o piloto não pôde fazer muito, uma vez que as duas sessões de treinos livres foram atrapalhadas pela neblina e os pilotos pouco andaram.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
UOL Esporte - F-1
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
UOL Esporte
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo