Topo

Fórmula 1

Segundo em dia "chato", Massa vê todos começando GP da China "do zero"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Xangai (China)

07/04/2017 06h42

Felipe Massa terminou o primeiro dia de atividades para o GP da China em segundo lugar, mas o tempo do brasileiro foi pouco representativo em um dia seriamente comprometido pelas condições climáticas.

Com a forte neblina no circuito de Xangai, as duas sessões de treinos livres ficaram, no total, por mais de 2h30 paralisadas e os pilotos só puderam ir à pista por 21 minutos. Isso aconteceu porque as regras determinam que qualquer sessão só pode ter bandeira verde se o helicóptero médico puder chegar ao hospital designado para receber possíveis feridos.

“Lógico que a segurança tem que ficar em primeiro lugar. Se o helicóptero não podia pousar no hospital, isso é o mais importante para os pilotos. Mas, que foi chato, foi sem dúvida”, reconheceu o brasileiro ao UOL Esporte.

“[Não fazer os treinos] Atrapalha porque não andamos com tanque cheio, nem com tanque vazio. Só fiz três ou quatro voltas na chuva. A sensação do carro foi boa, mas havia poucos carros na pista naquele momento [para comparar]. É difícil ter uma ideia, mas o importante é que é tudo igual para todo mundo e tudo começa do zero amanhã. O problema é quando todo mundo anda, menos você.”

Para a Williams, teoricamente a dificuldade é maior, uma vez que a equipe não participou do teste com chuva artificial na pré-temporada, já que Lance Stroll havia batido o carro no dia anterior. Porém, o brasileiro vê todos no mesmo barco neste final de semana.

“Muitos pilotos não andaram na chuva. Foi apenas um dia de teste e cada equipe tinha um carro. É verdade que nós não andamos e isso não é bom. Mas acho que começa do zero para todo mundo no sábado, então temos de nos concentrar para entender o melhor possível o carro porque isso pode fazer você largar em uma boa posição no grid.”

Massa afirmou ainda que a previsão de tempo para o sábado é de pista seca, mas lembrou que “para hoje [sexta-feira] também era!”

Caso seja possível continuar com a programação normal, a terceira sessão de treinos livres será disputada a partir de 1h da madrugada do sábado, e a classificação começa às 4h. A corrida está marcada para as 3h do domingo.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!