Fórmula 1

As ultrapassagens estão mais difíceis na F-1. E os pilotos estão adorando

Reprodução/TV Globo
Vettel chegou a se tocar com Ricciardo antes de conseguir a ultrapassagem Imagem: Reprodução/TV Globo

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Xangai (China)

11/04/2017 04h00

Depois do GP de abertura da temporada, na Austrália, ter apenas cinco ultrapassagens, vários pilotos pediram paciência aos torcedores antes de julgarem o novo regulamento da Fórmula 1, que aumentou a dependência aerodinâmica dos carros e, consequentemente, tornou as manobras mais difíceis. Afinal, o circuito de Albert Park sempre trouxe dificuldades para os pilotos, que esperavam uma melhora no cenário em pistas permanentes, como a da China, segunda corrida do ano.

E eles não poderiam ter saído mais empolgados após as disputas no traçado de Xangai. Foram 54 ultrapassagens, perto da média do ano passado, sendo que apenas 10 foram feitas com o uso do DRS, dispositivo que diminui a resistência ao ar nas retas e só pode ser usado para o piloto que está atrás em uma disputa, em áreas pré-determinadas da pista.

Para os pilotos, isso é positivo porque, agora, as manobras ficaram mais difíceis e dependem mais de sua perícia. Que o diga Max Verstappen, que superou nove carros apenas na primeira volta e chegou em terceiro depois de ter largado em 16º por um problema no motor na classificação.

“Dá para frear muito tarde. Na curva 6, passei Daniel [Ricciardo] e Bottas retardando bastante a freada. É um pouco mais difícil ultrapassar, mas a pista da China é boa para fazer manobras e eu gosto disso.”

As manobras do piloto da Red Bull foram bem a seu estilo, surpreendentes. Tanto, que quando perguntado pelo UOL Esporte, ainda na quinta-feira, se estava preparando algum plano para encontrar formas de ultrapassar com o novo regulamento, o piloto disse: “não penso em nada antes, decido na hora mesmo!”

Outro que saiu empolgado da corrida foi Sebastian Vettel. O alemão largou em segundo e caiu para quinto depois que a Ferrari fez uma aposta que acabou se mostrando errada na estratégia. Mas passou o companheiro Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo, da Red Bull, e o próprio Verstappen.

“Ultrapassar é difícil, mas acho que tem de ser assim. E não simplesmente colocar de lado e passar fácil. Foi difícil quando eu tinha dois carros na minha frente, porque você sempre corre o risco de bater em quem vai à frente quando arrisca para passar o primeiro carro. Então ali tive de ser paciente”, disse o alemão, ouvido pelo UOL Esporte em Xangai.

E não foram só as ultrapassagens em si que animaram o tetracampeão, contente também em não ter de economizar pneus para ir à caça de Lewis Hamilton, vencedor da prova, nas voltas finais. Mesmo não tendo ameaçado o inglês, Vettel disse ter se divertido bastante durante a corrida.

“Eu me diverti muito fazendo as ultrapassagens e também no final, quando pude forçar o timo para tentar chegar em Lewis. Acho que as corridas têm de ser assim.”

O próximo teste para o novo regulamento, em teoria, será mais difícil do que na China. O palco do GP do Bahrein é mais travado, mas também é esperada uma maior degradação dos pneus devido ao calor. Os treinos livres de sexta-feira estão marcados para as 8h e 12h pelo horário de Brasília. Já o terceiro treino livre será às 9h do sábado, pouco antes da classificação, que começa ao meio-dia, mesmo horário da corrida, no domingo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Topo